familia fazendo um picnic ao ar livre

Como aproveitar as férias escolares com seus filhos

Julho é sinônimo de férias, alegria, correria, gritaria e muita diversão, não é mesmo?

Se você não quer gastar muito nem vai viajar, trouxemos algumas dicas legais para tornar o mês da folga um mês muito produtivo e inesquecível para os seus filhos.

 

Atividades

Já parou para pensar na infinidade de ideias que uma criança pode ter? Pois é, você também é capaz de tê-las e, com seus filhos, pensar em atividades divertidas e baratas, como, por exemplo: escrever um livro de histórias criadas por vocês; pinturas usando folhas diversas colhidas no parque ou nas ruas perto de casa; construir casas de bonecas com caixas de sapato, e por aí vai… Reúna todos para que, juntos, vocês possam criar várias atividades até preencher todo o calendário ou pelo menos boa parte dele.

 

Eventos e passeios

Programe também passeios ao ar livre, festas à fantasia, festa do pijama, dia de visitar um amigo ou parentes etc. E que tal sugerir alguns dias para cozinhar receitas novas? Mas também vale já programar dias para comer fora. Visitar museus e galerias é uma ótima ideia para sair de casa sem correr o risco de gastar muito, além de incentivar a criatividade deles.

 

Invista no futuro

O mês é de férias, mas são escolares: aulas de teatro e música, esportes, oficinas de arte e muitas outras atividades de ensino acontecem nesse período e, como os filhos estão com tempo sobrando, seria um ótimo investimento no futuro deles. Quem sabe eles não voltam para as aulas sabendo tocar um instrumento diferente?

 

Tempo juntos

Apesar de muitas atividades não precisarem de sua presença, é importante que os pais ou responsáveis dediquem um tempinho para curtir esse mês com a criançada jogando jogos de tabuleiro, fazendo piqueniques ou preparando um dia de apresentações. Afinal, as férias são uma ótima oportunidade para todos em casa se conhecerem melhor e dividirem histórias do dia a dia que passam batido por conta da rotina apertada.

 

Antes do que vocês esperam, o mês já vai ter passado, mas as memórias ficarão para sempre. Então, apertem o play e curtam as melhores férias possíveis.

 

Fontes: Blog Aricanduva, ABC do ABC e Liga Solidária