10 dicas para melhorar a produtividade no trabalho remoto

O dia está lindo, o cachorro deitado no seu pé, os filhos correndo pela casa, o interfone tocando, o sofá te convidando e você não está conseguindo trabalhar?

 

O trabalho remoto pode parecer um paraíso, mas também pode te dar muita dor de cabeça caso não haja um esforço contínuo. E, se manter a produtividade enquanto trabalha de casa for um desafio para você, seus problemas acabaram!

 

Trouxemos 10 dicas para te ajudar a manter o foco no seu ganha-pão

 

  1. Comece preparado

Tome um café reforçado, alongue-se e se arrume, mesmo que você não tenha que encontrar seus colegas de trabalho. Além de já estar preparado para reuniões com câmera aberta, você se sentirá mais disposto.

 

  1. Monte um local de trabalho

Defina o lugar ideal e invista em equipamentos confortáveis. O ideal é que seja um local reservado – para evitar distrações – com uma cadeira que evite má postura, uma mesa com suporte para notebook para que a tela fique em uma boa altura  – e o que mais você achar necessário.

 

  1. Bloqueie as interferências

Deixe claro para a casa toda que aquele é um espaço de concentração. Desligue as notificações desnecessárias do celular e desligue a TV. Toda interferência tem grande potencial de acabar com seu foco; então, evite ao máximo tudo o que te distrai.

 

  1. Crie listas e objetivos

Planeje as atividades do dia, da semana ou do mês, para ter controle sobre suas entregas. Além de se organizar mentalmente, você vai sentir prazer em cumprir as tarefas ao riscá-las da lista. As tarefas grandes podem ser divididas em etapas menores também: é só fazer uma lista do que é necessário para atingir o resultado final. Existem vários aplicativos e programas de computador cheios de funcionalidades e facilidades que podem substituir o papel, mas é claro que o velho e bom bloquinho ou post-it sempre será a ferramenta mais prática e fácil de usar.

 

  1. Deixe o almoço pronto

O final de semana ou a noite anterior são horários ideais para preparar seu almoço e, assim, economizar seu tempo e não ter que preparar na hora nem sair de casa.

 

  1. Cumpra seu horário

Às vezes, as demandas são muitas e as horas são poucas, né? Apesar de você ter ganhado bastante tempo ao deixar de se locomover para o escritório, cumprir horários de entrada, saída e de almoço é fundamental para sua saúde mental. Defina com sua equipe um horário que funcione para todos e tente ao máximo não extrapolar – nem antes nem depois. Sua paz interior agradecerá.

 

  1. Mantenha o contato

E-mails e mensagens de texto não conseguem superar as expressões, risadas, dúvidas e confirmações que só a conversa cara a cara consegue transmitir. Abrace a causa da câmera ligada ou, pelo menos, fale mais com seus colegas por áudio. Isso vai te ajudar a não se sentir tão só e melhorará muito o entendimento da comunicação entre você e sua equipe.

 

  1. Divirta-se

Você está em casa: aproveite! Separe alguns minutos do dia para relaxar. Pratique hobbies novos ou velhos. Cuide da casa. Brinque com os filhos (sejam eles crianças, pets ou plantas). Isso vai ajudar tanto sua mente quanto sua produtividade. Estudos mostram que alguns métodos, como o pomodoro, ajudam a deixar o trabalho mais agradável e mais produtivo.

 

  1. Não fique parado

Agora que você ganhou mais tempo, aproveite para começar uma aula de dança, correr no parque ou praticar algum exercício que você goste. E não se esqueça de fazer alongamento todos os dias. Sua saúde agradece, sua coluna mais ainda, e sua criatividade vai a mil. Então, repito: não fique parado!

 

  1. Termine o dia com uma atividade recompensadora

Feche a aba de trabalho do seu cérebro após o horário de saída. Afinal, você merece um descanso, um filminho ou um passeio, depois de tantas horas de trabalho. Até porque a mente em estado de relaxamento pode trazer soluções, ideias e insights que uma mente atribulada não consegue.

 

Partiu trabalhar em casa de um jeito prático, confortável e produtivo?

Se você gostou das dicas, compartilhe-as com seus parentes, amigos e colegas de trabalho para que todo mundo possa aproveitar melhor as horas de seu dia.

 

Fontes: Prensa, Uebit, Alto Astral e CoverFlex