Desafio “Família em Ação”

A tarefa de casa para hoje será em grupo, ou melhor, em família!

 

Sabia que, distribuindo funções e criando um objetivo comum, você e todos na sua casa podem criar uma rotina que vai facilitar o serviço doméstico, economizar recursos e quem sabe até melhorar a qualidade de vida?

 

Então, queremos propor um desafio para sua família:

Vamos mudar a rotina familiar da sua casa?

 

Elaboramos uma lista de dicas, mas você e sua família precisam desenvolver colaborativamente essa rotina – até porque cada lar tem uma dinâmica totalmente única. Portanto, conversem e entrem em acordo para definir a melhor maneira de criar essa rotina.

 

Primeiramente, planejem.
Façam uma lista de todas as tarefas e obrigações que todos na casa podem e devem exercer. Do mais velho ao mais novo, todo mundo pode dar uma mão. Planejem também as refeições; assim, vocês economizam e conseguem reduzir o tempo perdido indo ao mercado várias vezes durante a semana.

 

Agora, deleguem.

Em um quadro, ou até em um grupo de WhatsApp, definam e escrevam quais tarefas cada um deverá executar, incluindo dias e horários: dia de lavar a louça; dia de tirar o lixo; dia de limpar o banheiro; quem é responsável por apagar todas as luzes da casa; quem é responsável pela ração dos pets; quem troca a fralda de manhã e quem troca de noite etc.

 

Reforcem toda manhã.
Se sua família toma o café junto, que tal vocês lembrarem das tarefas de cada um? Uma boa ideia é que cada um tenha uma listinha com seus deveres em seu quarto.

 

E também se recompensem.
Para incentivar e manter todo mundo motivado, que tal criar recompensas, como tempo de entretenimento, presentinhos, tempo de qualidade um com o outro e passeios? Criem o que vocês acham que realmente incentivará cada um a cumprir seu papel em casa.

 

Além de melhorar a rotina dentro de casa, vocês também trabalharão habilidades sociais.

 

Faça o teste e depois nos conte se deu certo na sua casa.

 

 

Fontes: PlayKids, Meu Living e Revista Crescer