Mudança de hábitos: como fazer seu dia durar mais que 24 horas

Acordar. Trabalhar. Comer. Dormir.

 

A gente acaba entrando em uma espiral infinita de rotina que nos consome, nos deixando, às vezes, frustrados por não conseguir aproveitar melhor o dia ou fazer coisas que “nunca temos tempo”.

 

Mas o tempo é a gente que faz, e sim, a sua produtividade depende somente de você.

 

Que tal começar o dia planejando e anotando todas as tarefas ou atividades que você deseja fazer naquele dia? Assim, você vai conseguir organizar os horários de cada uma delas e até usar um despertador que te lembrará de quando começar ou parar alguma atividade.

 

Para evitar a procrastinação, tente usar métodos como o pomodoro, que consiste em tirar intervalos pequenos entre as tarefas “chatas” ou que exijam mais concentração. Segundo os teoristas, com este método, você tende a achar o trabalho menos cansativo e consegue finalizar mais rápido as suas tarefas, sem ficar exausto ou devaneando por muito tempo.

 

E se você tentar aprender algo novo toda vez que tiver um tempo livre durante o dia, ouvindo podcasts no carro ou no banho e assistindo vídeos de tutoriais enquanto espera em uma fila?

 

Ou também pode tirar um tempo para fazer nada, descansar a mente e o corpo e ficar mais disposto durante o resto do dia.

 

Também não se esqueça de praticar exercícios físicos todos os dias – nem que seja aquela caminhadinha pela sala e quintal ou até a padaria mais longe do bairro. Mexa esse corpo para que ele não se acostume ao sedentarismo.

 

Desenvolva hábitos saudáveis, como beber mais água, comer mais alimentos naturais e dormir mais cedo. Um corpo feliz deixa a mente feliz também.

 

Ah, e uma mente feliz não aceita hábitos ruins! Portanto, identifique o que mais te atrapalha no dia a dia. Desligue notificações de apps e programas que estão tomando seu tempo. Evite pessoas e lugares que te atrapalham e não te deixam conquistar o que você planejou.

 

Faça um acordo consigo para aproveitar cada segundo da sua vida e conquistar o que você tanto deseja, mesmo que seja só estar bem todos os dias. Não se esqueça de se presentear a cada pequena conquistacom comidinhas, entretenimento ou até passeios. Isso irá reforçar na sua mente a ideia de que ter um dia produtivo é maravilhoso – e muito mais prazeroso do que ficar sonhando com uma vida melhor!

 

Fontes: Nespol, Época Negócios e Na Prática