Seus filhos sabem lidar bem com o dinheiro?

Educação financeira: um dos principais aprendizados para a criança aplicar em sua vida adulta

 

 

Ensinar desde pequeno a importância da educação financeira, orientando como lidar com o dinheiro, a poupança e os investimentos, auxilia na criação de adultos mais conscientes. Porém, muitos pais e escolas têm dúvidas sobre como abordar o tema com seus filhos e alunos.

 

A educação financeira na infância, seja na escola ou em casa, traz ganhos até mesmo para o comportamento das crianças. A partir desse conceito, elas compreendem melhor que, como nossos pais diziam, “dinheiro não dá em árvore”.

 

A infância é a melhor fase para o aprendizado, afinal nesta etapa da vida somos fortemente influenciados pelo meio em que convivemos e interagimos. E é neste ambiente que as escolas e os pais podem ensinar as crianças sobre o desenvolvimento com as finanças.

 

Brincadeiras e jogos de tabuleiro que tenham de algum modo dinheiro envolvido também contribuem para o aprendizado, como os famosos Banco Imobiliário e Jogo da Vida, entre outros.

 

Dar mesada também é uma sugestão muito válida! Pode-se, por exemplo, combinar com a criança que o valor deve durar até o final do mês e caso ela não gaste tudo, poderá receber um bônus por boa administração dos recursos, estimulando a poupança a uma gestão controlada de gastos.

 

Outra coisa que deve ser levada em consideração é o comportamento dos adultos, uma vez que as crianças têm os mais velhos como referência, é importante que os adultos sejam um modelo positivo para elas, mostrando como lidar com o dinheiro de forma consciente e responsável.

 

Para crianças maiores e adolescentes, que hoje são expostas à lojas de aplicativos, jogos e redes sociais, muitas vezes estimulando o consumo compulsivo, a melhor alternativa é recorrer a aplicativos de educação financeira. Com opções independentes e contas vinculadas a bancos digitais, esses apps utilizam elementos de gamificação e ferramentas de controle dos pais ou tutores para gerenciar a entrada de dinheiro e ensinar conceitos sobre gastos, poupanças, metas e muito mais.

 

 

Conheça alguns aplicativos e jogos:

 

 

Tindin – Compatibilidade Android e IOS – Versão gratuita e paga

 

Aplicativo de educação financeira com carteira digital em ambiente gamificado e direcionado para quatro aspectos principais: conquistar, poupar, consumir e investir. Existem interfaces separadas para crianças, responsáveis, lojistas e educadores, com experiências personalizadas em cada uma delas. Ao cadastrar uma criança ou jovem como dependente, é necessário informar o valor inicial de mesada e qual a variação mensal que pode atingir ao cumprir as metas estipuladas. Em seguida, o jovem precisa vincular o app no próprio celular e acompanhar todos os desafios. As tarefas são variadas, como auxiliar em trabalhos domésticos ou ter um bom desempenho escolar, e ajudam a receber um bônus mensal. O app disponibiliza uma loja virtual própria para que as crianças planejem seus gastos. Há também uma área educativa e um assistente virtual.

 

 

O Meu Banco – Compatibilidade Android e IOS – Gratuito

 

Opção para quem deseja gerenciar a mesada de crianças ou adolescentes sem criar uma conta digital para transferências e pagamentos. A plataforma cria um banco fictício, adaptado para o jovem, enquanto os pais podem estipular a quantidade da mesada e firmar um “contrato” com as regras que precisam ser seguidas para o pagamento do dinheiro todo mês. Em cada momento que a criança gastar o dinheiro da mesada, é necessário informar o valor, o motivo e confirmar o gasto com uma senha, mesmo que a transação seja feita com moeda física ou outro app financeiro. O controle parental é um fator importante na plataforma. Os responsáveis possuem uma senha própria e conseguem acessar todas as informações sobre os gastos e transações, além de gerenciar manualmente a quantidade de dinheiro disponível.

 

 

Poupadin

 

O app difere das outras plataformas por se tratar de um jogo. O Poupadin é apresentado com o formato de game para tablets Android ou PCs, cujo objetivo é ensinar educação financeira de maneira divertida e didática para as crianças.

 

O jogo consiste em ensiná-las técnicas básicas de finanças pessoais, tais como, montar um orçamento e planejamento adequado para iniciar uma poupança para atingir determinado objetivo. Através do game, o avatar de cada criança deverá escolher um sonho e selecionar um valor para colocar no seu porquinho dos sonhos. É necessário completar dez rodadas para receber a mesada que corresponde a 100 dindin.

 

Ensinar as crianças e adolescentes a lidar com dinheiro, a partir das noções básicas, é o primeiro passo para que elas sejam capazes de gerir as próprias finanças de modo mais equilibrado no futuro.

 

 

Links úteis:

https://exame.com/bussola/educacao-financeira-na-infancia-saiba-por-que-ela-e-tao-importante/

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/educacao-financeira-na-infancia-entenda-qual-a-importancia-e-como-promover/

https://canaltech.com.br/apps/aplicativos-educacao-financeira-criancas/

https://www.suno.com.br/noticias/aplicativos-de-educacao-financeira-infantil-filhos/