28 de Agosto – dia do bancário

Conheça sua importância, a história dos bancos e o seu papel na economia e no sistema financeiro

Hoje é dia de homenagear esse profissional que dedica seu tempo para nos atender e orientar em nossas transações bancárias e financeiras!

 

 

O trabalho dele é fundamental para a economia de qualquer país, pois ele é responsável por abrir e fechar contas bancárias, processar pagamentos, transferências bancárias e serviços de investimento, emitir extratos, cobrar taxas e juros, emitir cheques, lidar com cartões de crédito e débito, realizar empréstimos e financiamentos, além de prestar serviços de orientação financeira para os clientes, e garantir que todas as transações sejam realizadas de acordo com as leis e regulamentos do país.

 

 

 

Um pouco de história

 

 

A palavra “banco” é de origem germânica e se refere às instituições financeiras comerciais. No entanto, algumas pessoas afirmam que ela tenha surgido a partir da palavra francesa “Banqui” e da “Banca”.

 

 

Não havia palavras como “bancário” antes de 1640, embora a prática de guardar o dinheiro tenha surgido em 2000 antes de Cristo. A primeira instituição financeira comercial chamava-se “Banco de Veneza”, sendo estabelecida em Veneza, na Itália, em 1157, para financiar os monarcas em suas guerras. As atividades comerciais foram consolidadas no fim da Idade Média, quando também a função do banqueiro se tornou importante. Além de ser algo cada vez mais comum.

 

 

No entanto, a possibilidade de multiplicação do dinheiro e de concepção dos empréstimos aconteceu um pouco depois, quando os banqueiros perceberam que nem sempre as pessoas sacavam todo o dinheiro depositado.

 

 

Neste momento, surgiu a ideia de emprestar dinheiro, mediante o pagamento de juros. Assim, os bancos cresceram e enriqueceram. Os bancos europeus, por exemplo, surgiram a partir do século XV, oriundos de negócios das famílias de banqueiros.

 

 

 

O surgimento dos bancos no Brasil

 

 

O primeiro banco nacional foi criado em 1808, pelo então príncipe-regente de Portugal, D. João. Quando ele desembarcou no Brasil junto com a Coroa Portuguesa, já havia a necessidade de organizar o sistema monetário com a criação de um banco de fizesse o papel de banco central e banco comercial. O Banco do Brasil emitia as notas bancárias que circulavam no país e era responsável pela venda dos produtos que a Coroa Portuguesa monopolizava, como os diamantes e o pau-brasil.

 

 

 

Sua importância para a economia

 

 

Os bancos são muito importantes para a economia. A principal função dessas instituições é usar o dinheiro de seus correntistas, emprestando-o a outros que possam usá-lo para comprar casas, empresas, enviar filhos para a faculdade e financiar carros.

 

 

 

Os principais papéis dos bancos:

 

 

  • Guardar e rentabilizar o dinheiro dos poupadores: apoiando pessoas e empresas que gastam menos do que ganham e desejam fazer seu dinheiro render.

 

  • Financiar o investimento e o consumo por meio da concessão de crédito: apoiando pessoas e empresas que, por um determinado período, vão precisar de mais dinheiro do que ganham.

 

  • Disponibilizar meios de pagamentos e recebimentos: agilizando e dando segurança às trocas financeiras entre pessoas, empresas e governos, por meio de produtos como cartões de débito e crédito, serviços de pagamento, transferências, depósitos, câmbio etc.

 

Todas essas operações são reguladas e monitoradas pelo Banco Central do Brasil, garantido a segurança e o bom uso do sistema financeiro.

 

 

 

A importância da intermediação financeira

 

 

É justamente na intermediação de recursos de poupadores e que os Bancos podem apoiar o desenvolvimento do país. Afinal, é por meio do crédito que é possível financiar, por exemplo:

 

  • Obras de infraestrutura importantes para o país, como saneamento básico e transporte público.

 

  • A criação ou a ampliação de novos negócios, fomentando o empreendedorismo e gerando mais emprego e renda para a população.

 

  • Empreendimentos imobiliários que vão suprir a demanda por moradia da população.

 

  • O sistema de saúde.

 

  • A aquisição de equipamentos para o aumento da produtividade em indústrias.

 

  • O consumo de bens e serviços, que vão movimentar a economia e atender às necessidades primordiais da população, como educação, transporte, acesso à cultura e qualidade de vida.

 

 

 

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a profissão de bancário, a história dos bancos e a sua importância para a economia do país, na próxima vez que encontrar esse profissional, não deixe de cumprimenta-lo pelo seu excelente trabalho!

 

 

 

 

 

Links uteis:

Papel dos bancos    

Bancários e um pouco de história