Dicas para compras na Black Friday

Vai aproveitar a Black Friday? Fique atento às fraudes!

 

Todo ano é a mesma coisa, chega novembro e com ele a Black Friday. E os fraudadores se preparam para aplicar golpes nos desavisados. Por isso, preparamos algumas dicas e orientações para você se prevenir e aproveitar o melhor dessa mega liquidação anual.

 

Queremos preservar a sua segurança e alertá-lo sobre as famosas promoções “tudo pela metade do dobro”. Vamos listar abaixo os principais pontos que você deve ficar atento para não cair em golpes, aproveitar as melhores ofertas e exercer os seus direitos de consumidor.

 

 

  • Credibilidade

 

Verifique a reputação do site ou da loja que está oferecendo a oferta, e veja o que as pessoas comentam sobre ele. O ideal é comprar apenas de sites e estabelecimentos confiáveis.

 

No caso de compras pela internet, tome muito cuidado com links enviados por SMS ou por WhatsApp. Eles podem levar você para sites fraudadores que irão capturar seus dados e roubar o valor que você transferiu para o site.

 

 

  • Preço

 

Use sites que fazem comparativo de preço para ver se realmente aquela oferta vale a pena. Nessa época de Black Friday não é incomum que lojas aumentem os preços  dos produtos para que, ao aplicar o desconto, eles acabem saindo pelo seu valor real. Como dissemos, é o famoso “a metade do dobro”.

 

Veja alguns: Compare TechTudo, Zoom, Bondfaro, Promobit, Buscapé, Reduza, Google Shopping.

 

 

  • Pagamento

 

Fique atento às formas de pagamento e não use métodos de transações instantâneas, por conta de não receber o estorno em casos de golpes ou compras com valores mais altos que o correto.

 

Nas compras em lojas físicas, evite entregar o seu cartão na hora do pagamento, confira o valor no visor da maquininha, e solicite o comprovante para conferir se o valor da transação está de acordo com o valor da sua compra.

 

Para compras on-line, o cartão de crédito virtual é a forma de pagamento mais segura. Ele é ativado no app e, geralmente, o número fica disponível por determinado tempo. Existe também a modalidade do cartão virtual recorrente, que você pode ativar e desativar no app quando quiser. É bom para você e bom para os bancos, pois ajuda a evitar fraudes.

 

 

 

  • Rede de acesso

 

As redes públicas de wi-fi também representam riscos, por isso evite usá-las. Elas podem ser manipuladas por fraudadores para roubo de dados pessoais e bancários.

 

 

 

  • Prazo de entrega

 

Outra dica importante é verificar junto ao site os prazos de envio de mercadorias e as políticas de devolução, para não entrar numa fria e ficar meses esperando pelo seu produto ou então não conseguir realizar a troca.

 

Além de todos esses cuidados, você também precisa reavaliar os produtos antes de finalizar uma compra, refletindo se você realmente precisa daquele item. Os preços podem até parecer tentadores, mas é muito importante não complicar seu orçamento com a Black Friday. Logo depois da data, tem a virada do ano e com ele as despesas comuns como IPTU, IPVA, matrículas escolares, plano de saúde, entre outras.

 

Seguindo essas dicas e não comprometendo o seu orçamento, você pode aproveitar o melhor da Black Friday, evitando fraudes e gastos desnecessários que possam causar problemas no futuro.

 

Boas compras!

 

 

 

 

 

Links úteis:

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/fuja-de-golpes-veja-7-dicas-para-comprar-com-mais-seguranca-na-black-friday/

https://blog.pagseguro.uol.com.br/black-fraude/

https://cultura.uol.com.br/noticias/26176_como-o-cartao-virtual-funciona-saiba-por-que-e-mais-seguro-usar-esse-meio-de-pagamento.html

https://www.serasa.com.br/premium/blog/black-friday-como-comparar-precos/

https://einvestidor.estadao.com.br/comportamento/como-se-proteger-golpes-maquinas-de-cartao/

https://www.jusbrasil.com.br/artigos/compras-pela-internet-conheca-os-seus-direitos/115412766