mãos segurando um celular e na tela aparece uma barra de proguressão inidicando que este enviando um arquivo

Precisa de espaço no computador ou organizar seus arquivos?

Conheça as melhores plataformas de armazenamento em nuvem.

Sabe quando você liga o computador e ele demora para carregar todos os arquivos e programas? Ou quando você quer encontrar alguma coisa no HD do seu computador e está tudo espalhado em várias pastas?

 

Isto pode acontecer com qualquer pessoa e o melhor é buscar uma solução que seja rápida e econômica. Assim você pode criar uma rotina inteligente para ter tudo arquivado, organizado com segurança e acessar a qualquer hora em qualquer lugar.

 

A solução chama-se armazenamento em nuvem, um modelo de computação que permite armazenar dados e arquivos na Internet por meio de um provedor de computação em nuvem que você acessa usando a Internet pública ou uma conexão de rede privada dedicada.

 

O provedor armazena, gerencia e mantém com segurança os servidores de armazenamento, a infraestrutura e a rede para garantir que você tenha acesso aos dados quando precisar, em escala praticamente ilimitada e com capacidade elástica. Elimina a necessidade de comprar e gerenciar sua própria infraestrutura de armazenamento, oferecendo agilidade, escalabilidade e durabilidade.

 

É seguro fazer o armazenamento em nuvem?

 

Sim! Todo e qualquer dispositivo eletrônico é passível de sofrer algum tipo perda ou sinistro. No caso dessa tecnologia, entretanto, os arquivos não dependem de um hardware específico, podendo ser acessados por meio de qualquer dispositivo, desde que tenha acesso à internet.

 

Outra característica que garante a segurança desse tipo de sistema é a do salvamento automático, dispensando os backups manuais — que, eventualmente, podem ser esquecidos.

 

Outros pontos importantes e que tornam esse armazenamento seguro dizem respeito aos princípios de segurança da rede que as empresas que fornecem esse tipo de serviço devem seguir, como:

 

  • Gerenciar e controlar o acesso de usuários aos arquivos, liberando-os de acordo com seus privilégios e credenciais;
  • Estar sempre de acordo com a regulamentação vigente;
  • Armazenar e processar obedecendo aos requerimentos de privacidade do país de origem do cliente;
  • Manter o arquivamento fracionado por diversos servidores, dificultando o acesso de hackers;
  • Manter os dados criptografados;
  • Ativar backups automáticos;
  • Garantir o armazenamento por tempo indeterminado.

 

Esse sistema é gratuito ou pago?

 

Geralmente as empresas que fornecem o armazenamento em nuvem oferecem os dois modelos, sendo que o modelo gratuito é mais limitado e os demais modelos pagos vão variar de acordo com a capacidade de armazenamento.

 

Veja aqui os principais fornecedores desse sistema e alguns preços praticados por eles:

Google Drive

0
Gratuito até GB

One Drive

0
Gratuito até GB

iCloud Drive

0
Gratuito até GB

DropBox

0
Gratuito até GB

É fácil armazenar meus arquivos em nuvem?

 

De forma simplificada, podemos dizer que o sistema de armazenamento em nuvem funciona via internet. Por meio dela, você faz upload de arquivos que estão armazenados em seu dispositivo — seja um celular ou computador — para a nuvem. Assim, pode até deletar os arquivos depois de armazenados em nuvem e liberar espaço no seu computador ou celular.

 

É importante você saber quantos gigas ou teras irá precisar para seus arquivos – sejam eles documentos, fotos, imagens, vídeos, músicas – e também qual plano cabe no seu bolso. Depois, avalie as opções oferecidas no mercado, escolha uma empresa de confiança e siga as orientações fornecidas por ela.