O assunto do momento é a tal da Inteligência Artificial. Você e a maioria das pessoas já devem ter pelo menos ouvido falar nela. O tema está muito em alta, e tem se tornado cada vez mais popular mesmo entre aqueles que não são especialistas em tecnologia.
Mas, afinal, o que é inteligência artificial?
O dicionário de Cambridge diz que o termo se refere ao desenvolvimento de sistemas de computadores que tenham qualidades da mente humana, e que consigam compreender a linguagem, reconhecer imagens, resolver problemas, aprender com os dados, e interagir com o ambiente de maneira inteligente. Traduzindo: máquinas que conseguem executar tarefas que, até então, exigiam a inteligência humana, como escrever textos, analisar dados, criar imagens, e até dirigir!
Mas, isso não significa que as inteligências artificiais podem substituir os seres humanos, porque mesmo que consigam executar tarefas com rapidez e precisão, elas não têm consciência, emoções ou intuição, e nem tem capacidade, por exemplo, para exercer um julgamento ético ou ter um pensamento crítico.
Vale mencionar que a IA não é uma coisa recente. Ainda que com aplicações mais limitadas por conta das restrições tecnológicas e de conhecimento, ela já foi utilizada de várias maneiras no passado, e temos conhecimento de que começou a surgir no ano de 1950. E, o que muitos podem não saber é que ela já faz parte do nosso dia-a-dia. É ela quem está por trás quando você busca alguma coisa no Google, quando pede para seu assistente virtual tocar uma música ou trocar o canal da TV, quando usa um aplicativo de GPS, redes sociais ou serviços de transmissão de conteúdo online de vídeo e música (também conhecido como streaming).
Agora, se você quer saber como aproveitar ainda mais a inteligência artificial na sua rotina, veja alguns exemplos:
– Para tarefas básicas, dicas, construção de listas e tudo o que sua criatividade conseguir imaginar, existe o Chat GPT. Ele é um assistente que pode te informar quase qualquer coisa que pode ser encontrada na internet, além de formular informações novas, desde que sejam baseadas em informações que já existem na internet.
Faça o teste e monte estratégias de marketing, monte treinos de academia, descubra receitas com os alimentos da sua dispensa e muito mais.
– Também dá para fazer controle de estoque e com análise do comportamento de consumo, e até mesmo para atendimento ao cliente.
Um exemplo dessa ferramenta são os softwares oferecidos pela Totvs, LEAFIO AI e OMIE que dão assistência, controlam os estoques e identificam comportamentos de compra, venda e movimentação que podem ajudar a aumentar os lucros.
– Você pode não acreditar, mas ela pode criar, corrigir e melhorar textos
Várias IAs também conseguem ajudar produtores a desenvolver, revisar e editar textos para conseguir cumprir as metas de quantidade e qualidade dos conteúdos.
Algumas delas são: Prepostseo, Paraphraser.io, Editpad.org, WordAi e Chimp Rewriter.
– E também ajudar na edição e tratamento de vídeo
Para quem trabalha com vídeos, a Synthesia, Animoto ou HitPaw Online Video Enhancer podem ser bem úteis. Elas ajudam nos cortes, na suavização e qualidade da imagem dos vídeos, facilitando o processo.
E não para por aí. Outras IAs também podem ajudar nas mais diversas áreas de trabalho. Basicamente, elas podem fazer de tudo o que você imaginar, podendo fazer tarefas básicas para facilitar seu dia a dia e, assim, essas supermáquinas te surpreenderão.
Fontes:
https://exame.com/inteligencia-artificial/inteligencia-artificial-o-que-e-e-como-funciona/
https://www.alura.com.br/artigos/inteligencia-artificial-ia
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/artificial-intelligence
https://investnews.com.br/geral/exemplos-inteligencia-artificial/
https://www.techenet.com/2021/07/5-ferramentas-gratuitas-melhorar-escrita/
https://www.leafio.ai/pt/blog/software-de-administracao-de-estoques/