Aplicativos de carona compartilhada: como economizar dinheiro e colaborar com a sustentabilidade

Pegue carona nesse post, tenha uma atitude mais sustentável e economize

 

Desde que os táxis perderam a supremacia e começaram a sofrer a concorrência dos carros de aplicativos, muita coisa tem mudado nos meios de transporte.

 

Primeiro, muita gente abriu mão de ter carro próprio e passou a ser usuário de apps de corrida como Uber, 99, InDrive etc. que se mostraram uma mão na roda. Você se desloca, é deixado na porta do seu destino, não precisa se preocupar com estacionamento e, caso saia para beber com os amigos, volta para casa mais seguro, sem ter que dirigir.

 

Segundo, você economiza todos os valores envolvidos da aquisição de um carro: seguro, licenciamento, IPVA, manutenção, multas.

 

E, para finalizar, é um carro a menos em circulação na cidade, e isso significa menos trânsito, menos estresse, menos emissão de CO2 e um planeta mais limpo.

 

Mas, para muita gente, esses serviços ainda são bem caros. Embora boa parte deles tenha nascido com a proposta de oferecer caronas, na prática eles atuam como plataformas de transporte público (no Brasil são inclusive classificados assim), como táxis em carros particulares.

 

Só que fora os apps de corrida, existem os legítimos aplicativos de carona compartilhada, em que o usuário não define uma viagem a fazer, mas escolhe uma já cadastrada pelo motorista. O custo é geralmente bem menor do que o do Uber e similares, mas não há opção de escolher um caminho por conta própria.

 

Por meio deles, é possível economizar dinheiro, uma vez que divide custos de uma viagem tanto para quem dirige quanto para quem vai de passageiro. Além disso, quanto à segurança dos apps, eles possuem um sistema de avaliação próprio para que os usuários possam dar relatos sobre a experiência,

 

A maioria desses aplicativos não visam lucro, somente o compartilhamento de despesas. Eles funcionam tanto para deslocamento dentro da cidade como para viagens a outras localidades, o cadastro é gratuito para o motorista e carona.

 

O mais conhecido deles é o BlaBlaCar, mas tem outros que também oferecem o mesmo tipo de serviço, como o Wase Carpool, Wunder, inDrive, Zumpy, Cabify. Bynd Caronas. Uma forma bem prática, econômica e sustentável de se deslocar para o trabalho, escola, faculdade, evento e até mesmo realizar uma viagem de uma cidade para outra.

O funcionamento dos aplicativos é bem semelhante. O motorista cadastra, no aplicativo, sua viagem, informando:

 

  • local de partida;
  • destino;
  • horário;
  • preço por assento.

 

Já o passageiro pode fazer uma busca por viagens disponíveis no app, além de reservar e pagar pelo assento. Os custos da viagem são divididos entre os passageiros, o que faz com que seja uma alternativa bastante econômica.

 

Benefícios:

 

  • Redução de gastos com mobilidade
  • Economia de tempo e dinheiro
  • Aumento da rede de contatos
  • Redução do estresse
  • Aumento da qualidade de vida
  • Redução dos engarrafamentos
  • Diminuição da necessidade de vagas de estacionamento
  • Redução de gases poluentes

 

O planeta agradece

 

Estudo global realizado pelo instituto francês Le BIPE, batizado de Zero Empty Seats, com quase sete mil pessoas em oito países, incluindo o Brasil, calcula impactos positivos da economia compartilhada no meio ambiente.

 

O estudo mostra que em 2018, 1,6 milhão de toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera, o que é equivalente ao volume de CO2 absorvido em um ano por uma floresta do tamanho de 730.000 campos de futebol, graças a eficiência proporcionada pelas viagens compartilhadas.

 

O Brasil é destaque em economia de CO2 e em lugares ocupados em viagens compartilhadas com uma média de ocupação de 3,8 pessoas por carro, atrás apenas da França, Rússia e Ucrânia.

 

 

Links úteis:

Benefícios da Carona compartilhada e dados   

Benefícios de incentivar a carona pro trabalho
Melhores aplicativos   

Mais barato que uber