Qual a diferença entre Consumo e Consumismo?

Entender a diferença de consumo e consumismo é fundamental para sua saúde financeira.

Sim, gastar dinheiro é uma certeza. Você vai gastar dinheiro de um jeito ou de outro, mas como manter as contas em dia com tantas ofertas e estímulos para o consumo?

Consumo e consumismo não são a mesma coisa. Assim, uma pessoa que consome não necessariamente é consumista. O dinheiro existe para oferecer qualidade de vida, conforto, suprir necessidades e proporcionar lazer. Nesse sentido, consumir é essencial.

O consumo supre suas necessidades sem prejudicar seu planejamento financeiro. Já o consumismo vai além do que você necessita. É quando você quer algo, mesmo não tendo dinheiro para aquele gasto.

 

Para pensar melhor em consumo, trouxemos algumas perguntas:

 

“Eu preciso disso agora?”; “Eu tenho condições de comprar sem prejudicar meu orçamento?”; “Há algo mais importante que eu deva levar em conta agora?”; “Como está minha fatura do cartão?”.

 

Pensando assim, consumo é lidar diariamente com suas necessidades, mas tendo em vista suas prioridades e desejos. Já o consumismo é sobre impulso, ou simplesmente porque está barato.

 

Quando há um exagero prejudicial ao planejamento financeiro, é sinal de consumismo. É quando gastar se torna um prazer imediato.

 

O ponto fundamental é compreender que sempre teremos escolhas de consumo a serem feitas. Sempre priorize manter suas finanças saudáveis. 

 

Fonte: Dinheirama.com