Dicas para um 2021 com as finanças em dia

Agora que o ano começou podemos aproveitar o momento para organizar as contas. Como 2020 não foi um ano fácil, é bem provável que uma das suas metas de ano novo seja organizar as finanças.

Nós preparamos dicas práticas para você eliminar as dívidas e criar o hábito de investir, se preparando para o futuro.

Identifique a raiz do problema: isso não significa cortar todos os gastos, mas, sim, refletir de maneira inteligente como você gasta seu dinheiro hoje. Vale analisar se você não está gastando mais do que precisa para compensar uma frustração.

Mudança de hábito: em vez de gastar tempo lamentando o salário baixo ou a falta de grana, parta para a ação. Faça uma autoanálise e pense nos pontos acessíveis que você pode mudar.

Faça um raio-x das dívidas: analise duas questões cruciais: o tamanho das dívidas e se você está na dívida errada. Anote todas as pendências e separe os débitos por ordem de prioridade.

Negocie: muitas vezes o caminho mais efetivo para reduzir custos é migrar a dívida para outra modalidade. Por isso, parta para a negociação do cheque especial e cartão de crédito. Coloque na ponta do lápis as despesas e receitas, afinal, aquilo que não se pode medir não se pode melhorar.

Reserva de emergência: invista pra valer em montar a sua reserva de emergência, porque nunca se sabe o dia de amanhã. Trace objetivos para manter o hábito de investir.

E lembre-se, quem faz o seu destino, é você!

Fonte: Infomoney