Organizando as contas de casa

Comprar um carro, sair de férias, pagar as contas, ter a casa própria… Tudo isso está entre seus planos, certo? O que muita gente não sabe é que, para alcançar esses sonhos, o negócio é acertar as contas e guardar um dinheirinho no final do mês. Mas como fazer isso sem perder o controle das finanças?

Organizar as despesas da casa é o primeiro passo. Aqui, o ibi vai ajudar você a fazer isso. Pegue um caderno e um lápis e mãos à obra:

1º) Faça as contas de tudo o que você ganha e de quanto precisa mensalmente para pagar todas as contas pessoais e da casa, como aluguel, IPTU, supermercado, água, luz, telefone…O que sobra é o que você pode destinar aos gastos variáveis, como roupas, lazer, imprevistos com o carro, entre outros. Mas antes de gastar, confira os itens abaixo para usar esse dinheiro de forma consciente.

2º) Anote no seu caderno tudo o que você gasta durante o dia: cafezinho, jornal, , condução…tudo mesmo, hein? Assim é mais fácil entender para onde o seu dinheiro vai.

3º) Ao final de uma semana, passe todos esses gastos para uma planilha de organização financeira (O ibi disponibiliza no final deste post um modelo para você baixar no seu computador).

4º) Depois, analise a planilha. Com essas informações, você pode avaliar quais são as despesas essenciais e quais são aquelas que você pode evitar ou deixar para depois.

5º) Faça isso todo o mês e você vai perceber que consegue uma boa economia, ficando cada vez mais próximo de alcançar os seus sonhos. Dá um pouquinho de trabalho, mas só assim você consegue manter o seu orçamento em dia.