7 dicas pra você economizar combustível e desacelerar nos gastos.

Quando o assunto é o aumento do combustível, os reajustes vieram a mil por hora: o litro da Gasolina já subiu 27% entre janeiro e agosto, segundo o Índice de Preços Ticket Log (IPTL).A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mostra em pesquisa que a gasolina chegou a ser vendida a R$ 7,19 entre 29 de agosto e 4 de setembro. Já o etanol, foi encontrado por R$ 6,99, no mesmo período.

 

Em tempos como esse, economizar é a palavra da vez e a gentequer te ajudar nessa. Um estudo da consultoria automotiva Jato Dynamics mostra que, se você aplicar boas práticas na direção e cuidar bem do seu veículo, é possível reduzir, em até 35%, o consumo médio de combustível.

 

Quer saber como? Se liga nas 7 dicasque separamos e bora economizar!

 

  1. Nada de “esticar” as marchas: Fique de olho no ponteiro do RPM. É só trocar a marcha aproximadamente perto dos 3.000 RPM,bemantes do ponteiro chegar perto da faixa vermelha.
  2. Use o ar condicionado com inteligência: Na cidade,o consumo de combustível aumenta com o ar condicionado ligado, mas nas estradas é melhor utilizá-lo do que andar com as janelas abertas, já que o vento causa mais resistência ao deslocamento do carro.
  3. Deixe a manutenção em dia: É importante respeitar os períodos de troca de filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas sempre que preciso.
  4. Não caia no mito da “banguela”: Deixar o carro no ponto morto em descidas aumenta o consumo de combustível, já que o motor entende que o carro pode “morrer” e injeta combustível a todo momento para evitar que isso aconteça. Por essa você não esperava, né?
  5. Mantenha os pneus calibrados, alinhados e balanceados: Pneus murchos ou desregulados geram mais atrito com a via e aumentam o consumo de gasolina. Respeite sempre a calibragem exigida pela fábrica.
  6. Mantenha velocidade constante: As acelerações e freadas exigem mais do motor e aumentam o consumo. Por isso, os carros consomem menos combustível nas estradas do que no trânsito da cidade.
  7. Evite frenagens buscas: Quando perceber que o trânsito vai parar, desacelere o veículo aos poucos antes de frear. Com o carro engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica envia menos combustível ao motor.

 

O que achou? Partiu economizar?