O que é networking e como ele pode ajudar seu negócio? 

Nunca estivemos tão conectados quanto agora, a pandemia avançou com a digitalização e ampliar a rede de contatos com pessoas que possam contribuir para seu crescimento ou o do seu negócio ficou mais fácil. O famigerado: networking. 

 

O que é networking? 

É a habilidade de desenvolver sua rede de contatos e fazer conexões relevantes para sua empresa. Sejam fornecedores, clientes, concorrentes que possam servir de inspiração e até empresários que podem se tornar sócios ou indicar você para a rede deles. 

 

 

Que networking possibilita novas oportunidades de se desenvolver, você já entendeu. Agora, vamos te contar como fazer isso. Confira nossas dicas: 

 

Foco na qualidade dos contatos 

Você não precisa ter milhares de contatos, mas precisa encontrar as pessoas certas para fazer sua empresa deslanchar cada vez mais. Ou seja, vale mais um grupo de empreendedores, por exemplo, do que 1.000 pessoas que não possuem os mesmos interesses. 

 

Saiba iniciar a conversa 

Cada pessoa é diferente e seus interesses também, por isso, é importante analisar o perfil individualmente. Se você for se aproximar presencialmente em um evento, por exemplo, uma boa estratégia é fazer perguntas relevantes e verdadeiras ao final de uma palestra a fim de ser notado. Assim, fica mais fácil puxar assunto com quem estava presente depois. 

 

Atualize-se sempre 

Primeiro porque não dá para conversar sobre aquilo que não se sabe ou não se aprofundou. E, segundo, porque isso te torna mais relevante nas conversas, deixa uma boa impressão e mostra que você entende do seu mercado.  

 

Crie conteúdo 

Fale sobre seus objetivos, crie conteúdo e provoque discussões ricas em insights e dados em suas redes e site. Fazendo isso, você pode se tornar uma referência no seu mercado e ser mais procurado ou seguido (nas redes). 

 

Coloque o papo em dia 

Não adianta conhecer, se você não mantem uma boa e constante relação com essas pessoas. É preciso se tornar relevante para elas. Isso, muitas vezes envolve investir tempo e energia para desenvolver um bom relacionamento. 

 

Priorize os interesses em comum 

Se vocês trabalham no mesmo segmento – ou até no mesmo bairro – qualquer ponto em comum pode ser um ótimo start para manter a conversa ativa e torna a abordagem mais natural e interessante. Você também pode procurar por grupos ou associações com temas em comum e aumentar sua rede mais rapidamente. 

 

Aproxime pessoas 

Fazer networking é uma troca. E quando você facilita o dia a dia das pessoas com sugestões ou apresenta alguém da sua rede que possa ajudá-las, você é lembrado por isso. E o melhor, as vezes uma simples menção do @ ou um e-mail já faz todo esse trabalho. 

   

Fonte: ACSP , Sebrae e Napratica