Inflação, taxa de desemprego e Selic. O que significam?

Inflação, taxa de desemprego e Taxa Selic. Esses termos parecem grego pra você? Calma, viemos aqui pra explicar o que são esses indicadores econômicos e como eles afetam sua vida no dia a dia.

Você não precisa entender tudo de economia, mas entender o que significam esses termos pode te ajudar na sua rotina. Vamos explicar tudinho.


TAXA DE DESEMPREGO
O nome ajuda a entender. A taxa de desemprego mostra quantas pessoas com idade para trabalhar (acima de 14 anos) não estão trabalhando, mas estão disponíveis e procurando trabalho. Por exemplo: estudantes acima dessa idade, mas que estão focados só nos estudos, não são considerados desempregados. Donas de casa que não estão procurando trabalho também não são consideradas desempregadas.

Se você estiver desempregado e a taxa estiver alta, significa que o problema não está em você ou no seu currículo, mas, sim, na alta taxa de desemprego no país. E, com taxas de desemprego altas, fica difícil pra todo mundo. Talvez um jeito de conseguir uma renda nesses períodos seja vender algo que você sabe fazer: bolo de pote, pão de mel ou aquela torta que só você sabe a receita.


INFLAÇÃO
A inflação tem efeito direto na nossa vida. Esse termo representa o aumento de preço nos produtos e serviços que consumimos no dia a dia. Ela é definida por diversos índices, sendo o mais comum deles o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Normalmente, esses índices estimam os preços das cestas de produtos e serviços mês a mês. E, a partir do aumento dos preços, o índice é determinado.

A inflação pode ser causada por diversos motivos, como: aumento no consumo, aumento de custos, expectativa sobre a inflação etc. E isso tudo reflete nos gastos diários e mensais que as famílias têm em sua vida cotidiana. Se, por exemplo, os preços estiverem altos e a conta do mercado estiver alta, corte os gastos supérfluos. Se a gasolina estiver alta, troque o carro ou a corrida de aplicativo por 1 ou 2 dias de transporte público.


TAXA SELIC

A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. Todas as taxas de juros do país são influenciadas por ela (por exemplo, a taxa do cartão de crédito, de empréstimos, financiamentos e investimentos).

Então, se a Taxa Selic estiver alta, não é bom deixar as parcelas das compras atrasarem, já que os juros são calculados de acordo com essa taxa. Empréstimos e financiamentos também encarecem quando a taxa está alta.

Quando a Selic estiver alta, evite parcelar compras caras. Também é prudente evitar entrar em empréstimos ou financiamentos quando a taxa de juros estiver alta.


Fontes: BC – Inflação, BC- Selic, IBGE