O inverno rigoroso chega e com ele as madrugadas frias. Muita gente em situação de vulnerabilidade, principalmente pessoas em situação de rua, não têm agasalhos e cobertores suficientes para enfrentar essa estação do ano.
Você deve se perguntar: “Será que eu posso contribuir para amenizar a situação dessas pessoas?” Sim, você pode! Existem várias maneiras de ajudar e vamos dar algumas dicas para que você possa aquecer a vida de quem tanto precisa.
A maioria dos estados brasileiros já iniciaram suas campanhas a partir do mês de maio e, para saber como doar basta acessar o site do governo de seu estado, procurar pelas cidades participantes e pontos de arrecadação.
No estado de São Paulo, por exemplo, o Fundo Social de SP dispõe de mais de 400 locais para o recebimento de doações de cobertores e itens de inverno novos ou em bom estado.
Empresas privadas também apoiam e participam das campanhas, como a mineradora Vale por meio da Rede Voluntária Vale que abraça e apoia campanhas de doação de itens de frio e arrecadações virtuais.
As organizações militares estão engajadas na arrecadação, ajudando inclusive na logística de distribuição dos itens doados por todo o território nacional.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também está engajada e criou a campanha “No caminho da generosidade: aqueça corações, agasalhe vidas” na cidade de Brasília.
Além das ações realizadas pelos órgãos governamentais, você pode fazer sua doação para instituições como a Cruz Vermelha, Exército da Salvação, Anjos da Cidade, Aquece SP, Liga do Bem, Bem da Madrugada, Rio Solidário, Mãos Invisíveis, entre outras.
Se você não tem agasalhos ou cobertores para doação, é possível doar dinheiro para campanhas virtuais. O site Vakinha reúne campanhas em sua plataforma e você pode avaliar as vaquinhas ativas e filtrar as ações por região.
Outra maneira de participar é montar uma ação social na sua empresa, seu condomínio, bairro ou até mesmo na sua cidade. Vai depender muito da sua disponibilidade de tempo e das pessoas que você conseguir para ajudar. Você pode criar pontos de coleta pela cidade, usar sua rede de relacionamento e as redes sociais para divulgar, pedir apoio para supermercados, farmácias, órgãos públicos, autarquias e assim sensibilizar as pessoas da importância de ser solidário e ajudar o próximo.
Lembre-se: a roupa ou cobertor que você não usa mais pode deixar o inverno de alguém mais quente.
Links úteis: