mulher digitando em um teclado braille

Acessibilidade digital é bom para todo mundo.

Acessibilidade digital é quando quebramos as barreiras para que pessoas com deficiências também possam acessar páginas, aplicativos de smartphones, redes sociais ou qualquer “lugar” virtual da rede de computadores que chamamos de internet.

 

Seja por meio de uma descrição de imagens, leitura de páginas, uso de cores que destaquem mais, botões explicativos e até variação de cores podem ser recursos que são facilmente adicionados e que ajudam muitas pessoas a acessarem livremente os espaços virtuais.

 

E você sabe por que é tão importante incentivar a acessibilidade digital?

 

Segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2022, aproximadamente 46 milhões de brasileiros apresentam pelo menos uma das deficiências investigadas. Esse número representa 23,9% de toda a população do país.

 

Quase um quarto da população pode ter dificuldade de acessar uma página ou usar um aplicativo.

 

Isso quer dizer que essas pessoas são privadas de acesso a serviços públicos, entretenimento e até lojas e serviços em geral.

 

Comprar uma roupa, procurar uma receita ou um tutorial, conversar com familiares e amigos, ler notícias, ouvir músicas, ler livros digitais e até mesmo entrar em blogs, como o nosso. Todos são exemplos de situações que a inclusão digital auxilia o acesso para as pessoas com deficiência.

 

Você já imaginou se você não pudesse usar seu celular hoje em dia?

 

O uso da internet é fundamental para o dia a dia, tanto para promover o bem-estar de todos, quanto para fazer negócios e network (ter a oportunidade de se conectar com pessoas fantásticas de sua profissão). Seja você também um promotor da acessibilidade digital.

 

Procuramos algumas ferramentas que ajudam na acessibilidade para você entender melhor e até indicar, caso você conheça alguém procurando por algo similar:

 

Be My Eyes

Esse aplicativo permite que usuários cegos identifiquem objetos ou textos através de videochamadas com uma espécie de rede solidária.

 

TelepatiX CAA e LetMe Talk

Dois aplicativos para pessoas com deficiência que disponibilizam uma forma de comunicação alternativa.

 

Big Launcher

Desenvolvido para pessoas idosas ou com baixa visão utilizarem smartphones com mais autonomia, alterando a tela inicial para uma interface com ícones maiores.

 

HandTalk

O aplicativo Hand Talk é um tradutor automático para Libras que traduz textos ou áudios para libras com a ajuda de Hugo, um assistente virtual em 3D.

 

BioMob

Já pensou se o GPS do seu celular jogasse a seu favor e ajudasse a encontrar os melhores locais para uma pessoa com deficiência? O BioMob pode te ajudar com este processo!

 

Táxi Para Cadeirantes

O objetivo deste aplicativo é prestar um atendimento exclusivo para as pessoas com deficiência que vivem na cidade de São Paulo e nas regiões que também estão próximas a ela.

 

Civida

É um aplicativo a serviço da saúde que ajuda pessoas que não possuem condições financeiras de conseguir equipamentos emprestados ou doados.

 

Viu? Acessibilidade digital não é cara, não é complicada e basta a gente se esforçar para facilitar um pouco para pessoas que, diariamente, já encontram tantas barreiras.

 

Fontes: Gov.br, Freedom