família sorrindo com uma crinaça ao centro colocando uma moeda em um cofrinho de porquinho.

Educação financeira na infância: por que é tão importante?

Você sabia que falar desde cedo com seus filhos sobre guardar dinheiro, investir e planejar gastos vai ajudá-los a ter um futuro mais estável, contribuindo para o comportamento deles e para a construção de uma sociedade melhor?

 

Por que educar desde cedo?
As crianças têm muito mais facilidade de aprendizado e muita curiosidade para aprender coisas novas – descobrir o mundo das finanças será como uma brincadeira.

 

Como educá-los?
Além de canais nas redes sociais que dão dicas de como lidar com o dinheiro de uma maneira saudável, existem vários livros e brinquedos educativos a respeito do tema. Ensinar a poupar, investir, controlar gastos e planejar vai ser muito útil para que entendam desde cedo como funciona a vida real. Você pode ensinar essas coisas usando a mesada ou até algum dinheiro falso em atividades caseiras que criem um mundo de fantasia onde eles possam aprender a negociar e usar seu dinheirinho.

 

Como incentivar?
Também é bem importante ensinar que, ao planejar as finanças, eles podem separar um pouco do dinheiro para “lazer”. Assim, vão ver o lado positivo através da recompensa que vão ganhar. Depois de um tempo de investimento, proponha presentes melhores para que eles vejam valor no tempo usado para guardar aquele dinheiro.

 

Conte com apoio
As crianças observam tudo o que os pais fazem; portanto, esse é um trabalho que deve ser feito em família. Não adianta só falar e não colocar em prática na sua vida; afinal, nesse caso, acontecerá o que diz o famoso ditado: “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. Além disso, procure saber se na escola em que você matriculará seus filhos já existe um programa de educação financeira. Se não tem, sugira para a direção.

 

E nunca se esqueça de que a educação financeira na infância:

  • Cria uma naturalidade para lidar com o dinheiro;
  • Ajuda a entender a importância do dinheiro e do trabalho;
  • Estimula os filhos a investir e a garantir um futuro melhor;
  • Fortalece a relação entre pais e filhos;
  • Constrói cidadãos mais preparados para a sociedade.

 

Agora que você aprendeu mais sobre educação financeira infantil, busque saber mais sobre educação financeira para adultos também. Nunca é tarde para aprender!

 

Fontes: Exame, Correio Braziliense e Folha de Pernambuco