CLT ou PJ: qual é o melhor? Como calcular?

Devo continuar sendo CLT ou virar PJ? PJ ganha mais?
Se você está em atividade no mercado de trabalho, provavelmente já deve ter se deparado com alguma dessas perguntas.
O regime de trabalho PJ vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente durante e depois da pandemia. Segundo o IBGE, no primeiro trimestre de 2020, apenas 7% dos profissionais aceitariam trabalhar em regime PJ, mas esse número aumentou para 40% no último trimestre do mesmo ano.

 

Para entender qual é o melhor regime de trabalho pra você, é preciso analisar as suas necessidades e os benefícios e desvantagens de cada um.

E é isso que faremos agora.

 

O que é o regime de trabalho CLT?

 

O regime CLT, que significa Consolidação das Leis do Trabalho, foi instaurado pelo presidente Getúlio Vargas em 1954 e regulamenta as relações de trabalho entre o empregador e o empregado.
As leis estabelecem direitos e deveres que ambas as partes devem cumprir para que a relação de trabalho seja vantajosa para ambos. Esse acordo é sacramentado através de um contrato e da assinatura da carteira de trabalho.

 

O que é regime de trabalho PJ?

 

Para trabalhar como PJ (Pessoa Jurídica), é necessário ter um CNPJ aberto para identificar o funcionamento e a legalização da sua empresa.
Dentro desse regime, o profissional se torna uma empresa, que presta serviço para outras empresas, podendo trabalhar sozinho (na categoria MEI, por exemplo) ou ainda ter um sócio e contratar outros funcionários.

Diferente do regime CLT, não é necessário assinar a carteira de trabalho, mas é preciso emitir nota fiscal para justificar os serviços prestados.

 

 

Para entender qual regime vale mais a pena financeiramente pra você, nada melhor do que colocar os pagamentos e recebimentos na ponta do lápis, certo? Para isso, existem calculadoras online que podem te ajudar a comparar os dois regimes.

 

Separamos as principais para você testar e visualizar com mais clareza qual regime atende melhor as suas necessidades:

 

  1. Contabilizei

Uma das mais conhecidas e completas do mercado. Além da calculadora, na página você pode entender melhor sobre os dois tipos de contratação.

Clique aqui para acessar.

 

  1. iDinheiro

Além dos cálculos, também apresenta explicações sobre os tipos de regime e os tributos a serem considerados.
Clique aqui para acessar.

 

  1. Agilize

Uma página simples e intuitiva. Além disso, a empresa ensina algumas maneiras de como abrir a sua própria empresa.

Clique aqui para acessar.

 

Na hora de fazer sua escolha, considere todas as variantes, entenda se a remuneração está de acordo com o valor do seu serviço, qual a sua necessidade em relação aos benefícios, o seu perfil de trabalho e disponibilidade.

 

As calculadoras são uma ferramenta de auxílio, mas, em caso de dúvidas, consulte um contador de sua confiança. Boa sorte!

 

Fontes: O Globo, Contabilizei, Jornal Contábil, Anhanguera, e Contrato PJ