Saber como se planejar financeiramente é um desafio para milhões de brasileiros. Prova disso é que, em julho, o número de brasileiros endividados bateu recorde, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Mas, calma lá. Se você também tem dificuldade quando o assunto é planejamento financeiro, a gente te ajuda.
Tenha clareza daquilo que quer alcançar e transforme isso em um objetivo. Exemplo: se meu sonho é um carro, meu objetivo financeiro passa a ser o dinheiro necessário para comprá-lo. Agora, é preciso transformar o objetivo em meta: quanto tenho que guardar por mês para comprar meu carro em 1 ano? Quanto devo reduzir dos meus gastos para conseguir poupar esse valor?
Defina metas alcançáveis, de acordo com a sua realidade financeira no momento.
Não coloque como meta juntar 10 mil reais em dois meses se você ganha 5 mil por mês. É preciso levar em conta que você tem o mínimo de custo e que poupar 100% do valor não será possível.
Tenha precisão cirúrgica
Estipule valores e prazos fixos. Ex.: quero juntar 5 mil reais para ir a Buenos Aires daqui a 2 anos. Quanto mais detalhada for sua meta, mais fácil será se programar para alcançá-la.
Defina uma meta que o mantenha estimulado Quem nunca prometeu que iria concluir algum plano e desistiu no meio do caminho? Com as metas financeiras é a mesma coisa: se não for realmente importante para você, será que terá disciplina para seguir com o plano?
São aquelas que você pretende cumprir em até dois anos. Pode ser comprar um carro, uma casa ou qualquer coisa que esteja dentro das suas possibilidades nesse período. O importante é definir quais serão as suas atitudes para realizá-la.
Exemplo:
Meta financeira – Pagar uma viagem de 8 mil reais para minha filha daqui a 16 meses.
O que preciso? – Guardar quinhentos reais por mês.
Como? Reduzir 200 reais em gastos com delivery, 200 reais com roupas e 100 reais com gastos supérfluos.
São aquelas que você pretende cumprir entre 2 e 10 anos.
Exemplo:
Meta financeira – Dar 300 mil reais de entrada no meu apartamento, em 10 anos.
O que preciso? – Poupar 30 mil reais por ano.
Como? Investir 2 mil reais por mês no tesouro direto e guardar todos os 13º salários.
São aquelas que você pretende cumprir em mais de 10 anos.
Exemplo:
Meta financeira – Juntar 1 milhão de reais em 12 anos para se aposentar com tranquilidade.
O que preciso? – Poupar 84 mil reais por ano.
Como? Investir 300 mil da venda da casa de praia e poupar mais 70 mil por ano.
Sempre revise suas metas e vá se adequando aos possíveis imprevistos ou mudanças de planos. O importante é não desistir de conquistar seus sonhos e ter a sua liberdade financeira.