Conheça os benefícios de ler para os pequenos

Dia 18 de abril é dia do livro infantil. Então vim aqui falar um pouco sobre a importância de ler para as crianças, desde a barriga se for possível. Essa prática estreita a relação pai e filho, além de ajudar a criança a aprender novas palavras.

 

Por que ler?

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Pádua, na Itália, quem cresce cercado por livros tem chances maiores de sucesso na vida adulta. E um estudo da Universidade Stanford, dos Estados Unidos, mostrou que quando lemos, diferentes partes do cérebro são estimuladas: o fluxo sanguíneo aumenta e usamos muitas funções do sistema cognitivo.

 

Que tipo de livro devo escolher?

Qualquer tipo de livro, o importante é como o adulto vai direcionar essa experiência, permitindo que a criança interrompa, faça perguntas ou até peça para trocar a história, caso não goste. A dica é escolher temas que a criança se interesse, com cores e imagens para facilitar as descobertas e aprendizados.

Você também pode aproveitar livros de histórias específicas como gancho para falar de sentimentos e assuntos importantes.

 

Como ler para os pequenos?

Permita que a criança se aconchegue perto de você e imagine a história. Para elas, enquanto pequenas, favorece a familiarização com a linguagem própria dos textos, escolhida pelos autores dos livros – bem diferente da linguagem que usamos para falar. E depois de maiores, até quando a criança prefere parar de ler em voz alta e passa a fazer isso em silêncio (ou seja, ler mentalmente), é importante que eles tenham um leitor mais experiente em casa para ouvir e aprender a dar entonação nos textos.

 

Fonte: Lunetas, Labedu, Vida Simples e Printi