Nos últimos anos, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou a ser utilizada como parte da seleção de diversas universidades públicas. Por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), os candidatos escolhem o curso, a universidade e aguardam o resultado. Tudo pela internet. Além disso, você pode usar a nota do Exame de outras formas, como por exemplo:
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), é um programa do Ministério da Educação, criado para facilitar o pagamento de cursos superiores para os estudantes. O aluno pode optar pelo FIES depois de ter iniciado o curso superior, além de ter 18 meses após a formatura para pagar as despesas geradas ao longo da graduação, com juros de 3,4% ao ano.
Porém, algumas exigências precisam ser cumpridas: o curso escolhido deve ser presencial e possuir avaliação positiva segundo as normas do MEC; o candidato deve ter uma média de 450 pontos em todas as áreas da prova do ENEM, além de não zerar a redação.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de 50% a 100% do valor total de cursos superiores em diversas universidades do país. Para se candidatar, é necessário possuir 450 pontos de média final no ENEM e não zerar a redação. O candidato também deve ter uma renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa e ter cursado o Ensino Médio na rede pública, ou recebendo bolsa integral em escolas particulares. E mais, se você for professor de escola pública, é possível usar o programa para financiar cursos de licenciatura.
Parecido com o SiSU, o SiSUTEC (Sistema de Seleção Unificada da Educação Tecnológica) também utiliza a nota do ENEM. Nesse sistema, é possível escolher dois cursos técnicos em escolas públicas ou privadas no país inteiro. Para participar, é necessário ter completado o ensino médio, além de não ter zerado a redação no ENEM. Lembrando que há instituições que exigem requisitos diferenciados, como nota mínima em áreas específicas da prova.
Já pensou em fazer seu ensino superior na Europa? Com a nota do ENEM você pode se inscrever em universidades portuguesas, como a Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, entre outras. Porém, para os cursos de medicina, o governo português exige que o aluno brasileiro seja aprovado no vestibular de Portugal.
Vale destacar que algumas instituições fazem um programa de mestrado integrado à graduação, ou seja, o aluno já sai com um título de mestre.
Entrou na faculdade e quer fazer um intercâmbio? A nota do ENEM pode ser utilizada para participar de programas acadêmicos como o Ciências sem Fronteiras. Para isso, você deve ter feito o exame a partir de 2009 e possuir uma média final de 600 pontos.
Isso mesmo, além de todos os programas de Ensino Superior e Técnico, é possível usar a nota do ENEM para substituir o certificado de conclusão do Ensino Médio. Mas existem regras: o candidato deve ter idade superior a 18 anos, fazer um mínimo de 450 pontos em todas as áreas da prova e 500 pontos na redação.
Viu só como o ENEM pode te abrir as portas para vários programas educacionais? Agora é só se preparar para novembro, quando as provas serão aplicadas, e depois escolher qual a melhor opção para usar sua nota.
Lembre-se de sempre ler os regulamentos dos programas para conferir possíveis especificidades e boa sorte!
Fonte: Site Novos Alunos