Orçamento de Férias: Controlando Gastos Durante as Viagens e Festas

Planeje suas férias de final de ano para não acumular dívidas

 

 

Vai chegando o final de ano e a gente não pensa em outra coisa, dar uma relaxada, curtir as festas e confraternizações, viajar para recarregar as energias para o próximo ano.

 

Mas é aí que mora o perigo. Apesar de ter o 13º que dá uma reforçada no orçamento, essa época traz muitos gastos que precisam ser bem planejados para não começar o ano novo endividado.

 

Um bom gerenciamento financeiro irá ajudá-lo a ter um final e inicio de ano bem equilibrado, sem deixar de aproveitar as coisas boas da vida. Preparamos algumas orientações que irão contribuir para você economizar, sem abrir mão das festas, dos amigos, da diversão e da viagem de férias.

 

 

Como se planejar:

 

Orçamento

 

Veja quais são todos os seus objetivos nestas férias e defina os valores para cada objetivo e tenha cuidado para se manter dentro do orçamento estipulado. Desse modo, você não perderá o controle do seu planejamento e suas contas terão mais chances de permanecer saudáveis.

 

Para isso, priorize o pagamento à vista. Além de se organizar melhor, você pode conseguir descontos ao optar por essa modalidade de compra.

 

Outra dica é usar o cartão de crédito com responsabilidade, para não precisar lidar com as parcelas que podem onerar mais ainda o seu orçamento.

 

 

Festas

 

O ideal é escolher quais festas e celebrações irá participar, porque todo mundo quer fazer confraternização e as vezes não se consegue nem data na agenda.

 

É bom também fazer uma lista de compras com definição de limites de gastos, além, é claro, de buscar alternativas mais econômicas. Por exemplo, você pode criar presentes artesanais e personalizados ou até mesmo participar do já tradicional “Amigo Secreto”, não precisando distribuir presentes para todo mundo.

 

Uma outra dica é organizar esses encontros em casa, que acabam saindo bem mais em conta do que ir a um bar ou restaurante.

 

 

Viagem

 

Para que você tenha um bom controle de gastos, também é necessário planejar previamente suas viagens. Elas costumam demandar altos custos e gastos extras. Portanto, ao se preparar, você terá a oportunidade de se organizar de forma a impactar menos o seu orçamento.

 

Essa é a oportunidade de ponderar sobre o que pode ficar de fora do planejado e o que é inegociável nesse fim de ano. Ainda, pensar com antecedência gera economia porque há mais tempo para pesquisar os custos, encontrando melhores preços e eventuais descontos.

 

Existem muitas formas de hospedagem hoje em dia que podem sair bem mais em conta que os tradicionais hotéis e pousadas. Programas de fidelidade também ajudam muito, tanto para a compra das passagens, como para hospedagem, aluguel de carro.

 

O importante é você ter bem claro no seu orçamento quanto pretende gastar em passagens, hospedagem, alimentação, transporte e lazer.

 

 

Cuidado com compras por impulso

 

Outra dica fundamental é fugir das compras por impulso. Infelizmente, essa é uma prática incentivada no fim de ano nas campanhas de vendas. Por isso, cuidado com as armadilhas do comércio, avalie o que consta em seu orçamento e seja racional.

 

Considerar a lista e seu planejamento financeiro é sempre a melhor maneira de ficar menos suscetível a esse tipo de despesa. Assim, você não se deixe atrair por situações que possam fugir da sua organização financeira.

 

Sempre que surgir um desejo de consumo, confira se o item está planejado. Se não estiver, é preciso substituir alguma compra planejada para dar vazão ao desejo impulsivo. Com o processo exige reflexão, isso ajudará a tomar uma decisão racional, sem tanta influência das emoções.

 

 

Faça uma revisão de seus gastos pós-férias

 

Uma boa maneira de ter uma vida financeira mais equilibrada daqui pra frente é você fazer uma reflexão sobre os gastos realizados nestas férias. Analise o orçamento planejado e o realizado, para poder identificar onde você extrapolou ou economizou, para assim poder fazer melhorias e até pensar em criar um fundo para as futuras viagens de férias e confraternizações.

 

Com um bom planejamento, você não será pego de surpresa com as despesas de início de ano, como impostos, taxas, seguro, matriculas escolares, entre outras.

 

 

 

Links úteis:

https://inteligenciafinanceira.com.br/financas/consumo/planejar-ferias-dsem-dividas/

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/ferias-cinco-dicas-de-como-planejar-o-seu-orcamento/

https://blog.apprendafixa.com.br/financas/confira-7-passos-para-montar-um-bom-controle-de-gastos-nas-ferias-e-festas-de-fim-de-ano/