Uma revolução na sua vida chamada: fazer listas

Descubra como elas podem te ajudar a economizar e na organização financeira

 

Nós não precisamos fazer uma lista de motivos pelos quais fazer listas é tão importante, né?

 

Se você está interessado em economizar em compras do dia a dia, montar cronogramas de gastos ou até organizar uma viagem para não gastar muito, é melhor começar a fazer uma lista agora mesmo.

 

E não pense que é algo difícil, são aquelas listinhas rápidas mesmo. Apesar de simples, elas são poderosas para ajudar você a visualizar todas as necessidades e prioridades para poder tomar decisões.

 

Mesmo que você não esteja em uma crise financeira, criar o hábito de fazer listas pode te ajudar e muito. Tanto nas contas de casa, quanto na sua empresa ou negócio.

 

Compras

Antes de sair para fazer compras, liste TODOS os itens necessários. Deixe os menos importantes por último, caso você perceba que os preços estão muito altos, deixe os últimos para uma próxima vez.

 

Tente levar só o que está na lista, porque geralmente as compras por impulso são as que mais fogem do orçamento.

 

Contas

Criar listas de todos os boletos e despesas do mês pode te ajudar a visualizar um cenário geral e entender melhor as prioridades. Você pode também ver melhor onde precisa economizar mais, quais boletos podem ser pagos primeiro e se algum vai precisar ser negociado.

 

Planejamentos e projetos

Vai viajar ou reformar sua casa? Montar lista das etapas, preços e prioridades vai ajudar muito a organizar tudo em um lugar só. Assim, você consegue colocar em ordem todas as necessidades de cada parte a ser executada e a função que cada um deve executar.

 

As listas também devem ser sempre atualizadas e renovadas de acordo com o que já não faz mais parte dali ou novas necessidades que aparecerem com o tempo. Assim, você começa a aprender e enxergar situações futuras, colocando em prática o planejamento estratégico na sua rotina.

 

E elas podem ser feitas em qualquer lugar, em cadernos, pedaços de papel, bloco de notas do celular/computador, ou até mesmo em apps gratuitos de lista como o Google Keep, Ticktick, Todoist, Evernote ou Trello.

 

Alguns apps também fornecem ferramentas de gestão de negócios e até organização financeira.

 

E aí? O que está esperando para começar logo a listar motivos para fazer listas e mais listas para organizar sua vida?

 

 

Fontes: Serasa, Contabilizei, Sebrae, BBC, O Tempo, Tecnoblog