O mundo das finanças tem evoluído com novas tecnologias e uma dessas evoluções é o sistema financeiro aberto – Open Finance – ou banco do futuro, que trouxe uma inovação ao ecossistema financeiro, promovendo a concorrência para assim melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para você.
Ele funciona com o compartilhamento de dados, que pode envolver informações de serviços bancários tradicionais e produtos financeiros, como câmbio, seguros, empréstimos, previdência e investimentos, sendo regulado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central.
Você no controle
Com o Open Finance é você que escolhe como, quando e com quem compartilhar os seus dados, através do consentimento à instituição detentora dos dados.
Segurança e privacidade
O compartilhamento dos seus dados só pode ser feito com o seu consentimento. O processo é 100% digital e realizado dentro de um ambiente seguro, sob supervisão do Banco Central.
Simples e prático
Sempre que você desejar, a qualquer hora e em qualquer lugar, poderá compartilhar seus dados com a Instituição escolhida de um jeito prático e acessível.
Compartilhamento gratuito
Você poderá dar acesso aos seus dados à instituição credenciada que desejar. Os dados são seus e o Sistema Financeiro aberto proporciona a você o direito de compartilhamento gratuito deles.
Vantagens
O Open Finance proporciona maior competitividade entre as instituições e menores custos de operações, possibilitando produtos e serviços mais atraentes para você.
Assim, você tem mais liberdade de escolha e pode optar por uma instituição que ofereça soluções personalizadas e menos burocráticas que atendam melhor as suas necessidades.
Por exemplo, você pode obter uma expansão de limite na sua conta ou cartão de crédito, taxas mais atrativas para empréstimo, renegociações etc.
Agora que você já sabe o que é Open Finance e como funciona, que tal compartilhar seus dados e fazer parte do banco do futuro?
Fontes: https://openfinancebrasil.org.br/, https://einvestidor.estadao.com.br/