pessoa segurando uma lista de compras com um carrinho de compras ao fundo

Qual o poder de compra com o salário mínimo atual?

“Meu dinheiro rendia muito mais antigamente.” Essa é a frase que você mais ouve por aí hoje em dia, não é? E é verdade!

Com tantas coisas acontecendo no mundo, como o aumento populacional, negociações entre países, aumento do preço do petróleo, falta de recursos naturais, mudanças climáticas, todo mundo sente na pele – e no bolso – os resultados disso tudo.

 

Com as mudanças no mercado internacional e no transporte de produtos, os preços das coisas sobem, inflacionando a economia, e os salários ficam desproporcionais.

 

É aí que entra o salário mínimo. Quando o governo percebe que a inflação está crescendo, também é necessário aumentar o salário para os empregadores saberem a base do valor que é necessário pagar a um funcionário para que ele consiga pagar suas contas.

 

Infelizmente, nem sempre o salário acompanha a inflação e, por isso, as coisas parecem estar mais caras.

 

Nos últimos 10 anos, o salário mínimo subiu de R$ 678 para R$ 1.320, sempre somando o valor do salário do ano anterior com o valor da inflação. Porém, o preço de muita coisa subiu mais do que esse aumento. O que causou um sentimento de insuficiência do salário em relação aos custos de vida.

 

Mas o que você pode fazer para seu salário render na inflação alta?

 

Primeiramente, é necessário um planejamento financeiro.
Listar contas e gastos, priorizar os essenciais e avaliar os demais para, assim, fazer cortes ou economizar nos lugares certos.

 

Aqui você encontra várias planilhas de controle financeiro para baixar gratuitamente

 

Defina suas metas, monte planos de economia, de investimento, de projetos e conte com a ajuda da sua família e amigos para conseguir atingi-las.

 

Procure por ofertas e dias promocionais para comprar nos mercados, pesquise na internet antes de comprar produtos nas lojas e sempre dê uma olhada em sites de cupons, como estes: Tiendeo, Ofertas de supermercados e Portafolhetos.

 

Você também pode buscar meios para conseguir uma renda extra e aumentar seus ganhos. Um trabalho manual ou uma função secundária pode trazer um dinheirinho a mais todo mês e aliviar as contas.

 

E nunca deixe de tentar, mesmo que aos poucos, todo planejamento financeiro é um grande investimento no seu futuro. Pode parecer difícil agora, mas independente da sua renda ou do cenário global, é possível se organizar para sair do sufoco.

Fontes: IBGE, Dieese, Correio 24H