14 de junho – Dia Mundial do Doador de Sangue
Você sabia que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas?
Quando um doador tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em uma transfusão de sangue, ele está fazendo um ato em prol da vida. A maioria dos doadores são voluntários não remunerados que doam sangue para um suprimento comunitário. A doação é um ato altruísta e de solidariedade.
Por que doar sangue?
O ato de doar contribui efetivamente para melhorar a sociedade, as instituições e, principalmente, as pessoas. Ao enxergar as necessidades do próximo e fazer algo para supri-las, nos tornamos mais justos e igualitários. É um ato de desprendimento, renúncia, entrega e amor ao próximo.
Quais as condições básicas para ser um doador?
Pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação podem doar sangue?
Sim, após 12 meses do procedimento, essas pessoas também podem ser doadoras. Caso o procedimento tenha sido feito em estabelecimento adequado e seguro, com todos os cuidados necessários, assepsia e material descartável, o prazo é de 6 meses.
Quem não pode doar sangue?
Pessoas que não atendam os requisitos de idade e peso citados acima, além de pessoas com doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, e portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como doença de Chagas, hepatite, AIDS, sífilis.
Como se preparar?
Quanto tempo dura uma doação?
O tempo médio para realizar uma doação é de 40 minutos, contando cadastro, aferição dos sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta de sangue e lanche. A coleta do sangue é bem rápida, durando de 8 a 12 minutos.
Quais os cuidados após a doação?