Existe fluxo de caixa pessoal?

Precisando ter maior controle das despesas? Assim como as empresas têm o seu fluxo de caixa, as pessoas precisam ter o hábito de organizar melhor as contas. Com o controle financeiro, você tem clareza de quanto gasta quanto tem a receber e, inclusive, poder projetar melhor o futuro.

 

O primeiro passo é criar uma tabela no Excel ou baixar uma pronta. Em seguida vem a parte mais importante: criar as divisões de entradas e gastos e incluir todas as fontes.

 

Por exemplo, em Entradas, inclua o salário e eventuais rendas extras (aluguel a receber). Se a renda de trabalho não for fixa, faça uma média dos últimos 3 meses e use o valor como base.

 

Já em Saídas, nada pode ficar de fora. Desde aluguel, contas de consumo (água, luz, internet) fatura do cartão e gastos com alimentação, transporte, plano de saúde, seguro. Ou seja, tudo, até mesmo a pipoca do cinema no final de semana.

 

O IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor, disponibiliza uma planilha de orçamento gratuita e você pode baixar aqui

https://idec.org.br/ferramenta/planilha-de-orcamento-domestico

 

Pode parecer complicado, mas, uma vez que vira hábito, o resultado impressiona. Você tem maior controle, valoriza mais seu dinheiro e ainda consegue guardar um pouco no final do mês.