O ano começa depois do Carnaval: organize suas contas de início de ano.

Dizem que o ano começa depois do Carnaval, né? Pois o Carnaval chegou ao fim e é hora de colocar as contas em dia.

O final do ano passado e o começo deste ano geraram muitos gastos? Então, fique de olho, pois esse período pode trazer surpresas para quem não se planejou financeiramente.

Isso porque, nos primeiros meses do ano, os brasileiros têm uma concentração de gastos maior, principalmente com os impostos, que não são poucos. Por isso, fizemos uma lista com as principais contas de início de ano para você não se esquecer de nenhuma. Anota aí:

 

  • IPTU
  • IPVA
  • Seguro de Carro, Vida, Saúde etc
  • Contas do Carnaval
  • Contas do Réveillon
  • Parcelas de Natal (presentes ou ceia)

O IPTU é um imposto municipal e normalmente é possível parcelar em 10 vezes, mas há desconto para os pagamentos à vista, o que varia de acordo com cada cidade. Por isso, se tiver a possibilidade de pagar tudo de uma vez, melhor! Assim, você economiza no pagamento deste imposto. Caso contrário, guarde dinheiro para as parcelas.

Se você tem carro, deve pagar também o IPVA, que é um imposto estadual com regras de pagamento que variam de acordo com cada estado. Normalmente, é possível parcelar o valor em até 6 parcelas. Se você pagou a parcela única em janeiro, deve ter recebido o desconto e não precisa mais se preocupar, mas, se você parcelou o IPVA, não se esqueça de guardar dinheiro para pagar as parcelas.

Já os seguros de carro, vida e saúde, por exemplo, variam de acordo com a negociação feita junto a seguradora, mas muita gente começa a pagar no início do ano. Por isso, fique atento para não gastar o dinheiro das parcelas.


Tudo isso sem falar dos gastos parcelados de Carnaval, Réveillon e Natal, além das contas de consumo mensais, é claro!

Ufa, acabou! Mas é bastante coisa, né? E aí, não esqueceu nenhuma? Confira também nosso artigo sobre organização financeira e comece o ano em dia com as finanças.

 

Fonte: FDR e G1