pessoa trocando lampada do lustre. Trocando uma lampada encandecente por uma de led.

Dicas para economizar energia elétrica nos dias mais frios.

Você é time do “frio” ou time do “calor”? Muita gente odeia essa temporada de temperaturas mais baixas, mas muita gente adora o clima geladinho para usar mais roupas, tomar sopa, dormir com 3 cobertas e ficar esquentando o corpo abraçado com o amorzinho.

 

Mas uma coisa é verdade sobre esse clima: a conta de luz alta dá uma gelada no bolso.

 

Tudo bem, vai. Não é um aumento que vai te quebrar, mas vocês vieram no lugar certo, porque aqui a gente adora economizar. Por isso, preparamos algumas dicas simples que podem ajudar a gastar menos, sem passar perrengue no frio:

 

Banho

Tente tomar banhos mais curtos em horários “quentes”, porque aí você não precisa aquecer tanto a água, afinal, você não transpira tanto no frio.
Evite “aquecer” o ambiente com o vapor da água quente antes do banho. Ao invés disso, que tal todos tomarem banho em sequência para aproveitar o calor já formado?

 

Roupas

Deixe para lavar as roupas só quando estiver com a máquina cheia, ou com o máximo de roupas que der, para diminuir o número de lavagens, secagem e passadas de ferro.

 

Aquecedor

Tá frio? Tá! Mas o aquecedor consegue deixar o ambiente agradável por volta dos 23 graus Celsius. Some isso com uma roupa a mais no corpo e está tudo bem.

 

Luz

Os dias ficam mais escuros, portanto, aproveite bastante a luz do dia abrindo todas as cortinas da casa. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED e escolha cores mais claras na pintura de paredes porque elas refletem melhor a luz no ambiente.

 

Eletrônicos

Essa dica vale para o ano todo, mas no inverno você pode fazer um esforço a mais: retire da tomada todos os eletrônicos que você não está usando, como a TV, o micro-ondas, aquele relógio digital ou qualquer coisa que esteja gastando energia à toa.

 

Geladeira

Além de evitar abrir a porta da sua geladeira, reduza também a potência na época do frio. Sua mão não vai congelar e os alimentos não vão sentir tanto, porque está frio dentro e fora dali.

 

Secador de cabelo

Enxugue ao máximo seu cabelo com a toalha antes de partir para o secador. Eu sei que é tentador colocar aquela turbina de ar quente na cabeça, mas lembre-se que cada segundo de prazer é mais um segundo de dor no coração quando chega a conta.

 

Além disso tudo, quebre o gelo! Converse com todos que moram na sua casa para fazer uma força tarefa. Todos têm que estar no mesmo barco para o seu plano funcionar.

 

Seguindo essas dicas, assim que a conta chegar, sem subir muito, você vai até gostar do friozinho e aproveitar melhor a temporada assistindo um filme debaixo das cobertas ou bebendo um chá bem quentinho antes de dormir. Bem-vindos ao time “frio”!

 

Fontes: