Se você quer gastar menos com combustível, além de comprar um automóvel mais econômico, é necessário ficar atento a certos comportamentos que podem influenciar no consumo.
Por isso, indicamos 12 hábitos que você deve evitar para economizar.
1 – Não fazer a revisão do carro.
Além de ser uma forma de garantir a sua segurança, a revisão assegura que o automóvel funcione corretamente, o que influencia, também, no consumo de combustível.
2 – Não fazer o alinhamento do carro.
Se você leva seu automóvel à revisão, isso provavelmente não acontecerá. Porém, se você não tem esse costume, quando seu carro estiver puxando mais para um lado, o motor será mais exigido e consumirá mais combustível.
3 – Não calibrar os pneus.
Se você não calibra periodicamente os pneus do carro, o consumo de combustível aumenta, força o sistema de direção e a vida útil dos pneus encurta. Mas atenção, cada pneu tem um tipo de calibragem, por isso é bom ficar atento às indicações do fabricante.
4 – Misturar combustíveis ou utilizar produtos ruins.
Fique atento aos postos de combustível, pois a baixa qualidade de um produto pode atrapalhar no desempenho do seu automóvel. Ainda, se você possui um carro flex, é melhor não misturar gasolina e etanol, pois daí o sistema de injeção precisa processar cada um deles, o que consumirá mais energia.
5 – Usar o ar-condicionado no máximo.
O verão do Brasil é muito quente, mas usar o ar-condicionado no máximo vai consumir o combustível do seu carro rapidinho. Se você for estacionar em algum lugar, tente encontrar uma vaga na sombra, isso evita que o carro esquente e que haja necessidade de ligar o ar para equilibrar o clima.
6 – Não dirigir com os vidros do carro abertos.
Complementando o ponto anterior, se você dirigir com os vidros abertos, principalmente em autoestradas, onde a velocidade é maior, o vento fará o papel de ar-condicionado, refrescando o ambiente.
7 – Usar o ponto morto.
Ao contrário do que o mito diz, mesmo no ponto morto o veículo consome energia, ainda que baixa. A dica, então, é desligar o carro quando você perceber que ficará parado por muito tempo.
8 – Não respeitar a distância mínima do veículo da frente.
Se você estiver muito próximo do carro da frente, terá que frear e, em seguida, acelerar para ganhar velocidade, o que exige mais combustível.
9 – Pisar forte para arrancar com o carro.
É simples: se você pisar forte para sair do lugar, o veículo entenderá que é preciso usar força máxima, logo, consumirá mais energia.
10 – Carregar muito peso.
Sempre que for fazer viagens longas, faça uma lista de prioridades, pois levar peso em excesso pode contribuir para um maior gasto de combustível.
11 – Usar acessórios.
Novamente, em viagens longas, é melhor não carregar objetos grandes, pois isso aumenta a resistência do ar e faz o veículo consumir mais energia. É melhor usar apenas a capacidade do porta-malas e não excedê-la.
12 – Utilizar o carro em percursos pequenos.
Esse comportamento vale mais nas grandes cidades, onde há mais trânsito, exigindo paradas e arrancadas consecutivas. Prefira ir a lugares próximos a pé, de transporte público ou de bicicleta.
E aí? Você tem algum desses hábitos?
Fonte: Porto Seguro