Como escolher o plano de saúde mais adequado para a sua família

Se tem uma coisa que a gente tem que cuidar sempre é da nossa saúde – não só da nossa, mas de toda nossa família, não é mesmo? E a gente só valoriza isso quando precisa de cuidados médicos.

 

É na hora de uma emergência que vemos a importância de ter um plano de saúde. Um tratamento ou uma internação particular são coisas bastante caras que precisam ser pagas imediatamente; mas, com um plano de saúde, as despesas são cobertas pelo seu contrato.

 

Então, que tal deixar a sua família mais protegida e segura? Abaixo, vamos listar alguns planos de saúde e suas modalidades para você avaliar e fazer a melhor escolha.

 

Os planos de saúde se dividem em:

 

  • Plano de referência: plano completo, com todos os tipos de atendimento médico e laboratorial;
  • Plano ambulatorial: plano básico para consultas e exames, com limitação de horas para internação hospitalar e algumas condições para tratamentos;
  • Plano hospitalar: plano amplo, com suporte hospitalar para internação e cirurgias;
  • Plano hospitalar com obstetrícia: igual ao anterior, mas inclui assistência à gestante e ao pós-parto;
  • Plano odontológico: plano que inclui consultas, atendimentos de urgência, exames e demais procedimentos solicitados pelo profissional habilitado.

 

Tipos de planos:

 

  • Individual – O plano de saúde individual é um modelo que garante ao beneficiário uma rede ampla de atendimento, oferecendo todos os serviços médicos e laboratoriais que podem ajudar a cuidar de sua saúde. É um serviço contratado no qual a relação se dará sempre diretamente entre o beneficiário, a operadora e os prestadores dos serviços.

 

  • Familiar – No plano de saúde familiar, o contratante possui uma cobertura ampla de tratamentos e consultas médicas, assim como no plano individual. A principal diferença desse tipo de plano é a possibilidade de inclusão de beneficiários. Para isso, é exigido que exista vínculo familiar entre os beneficiários do plano e o contratante. Assim, o titular do plano pode incluir os pais, os filhos, o cônjuge e enteados.

 

  • Para MEI – O microempreendedor individual (MEI) pode dispor de uma forma de plano de saúde empresarial com algumas especificidades. Em certos casos, pode significar uma redução de custos quando comparado ao plano individual. Uma de suas especificidades é a necessidade de inclusão de mais de uma pessoa além do microempreendedor. Assim, o MEI pode optar por colocar seus colaboradores, caso tenha, ou a sua família.

 

  • Com coparticipação – É um plano em que o beneficiário paga, além da mensalidade, uma taxa ou percentual por cada serviço médico utilizado, com valores de consultas e exames cobrados à parte, de acordo com os valores constantes em contrato, podendo ser fixos ou percentuais, conforme a operadora. Em geral, esses valores costumam ficar bem mais baixos do que os praticados em uma consulta particular e a mensalidade deste plano de saúde fica mais em conta do que a dos planos tradicionais.

 

Bom, agora que você já tem algumas informações sobre como funcionam os planos de saúde, aproveite para fazer uma boa pesquisa no mercado para ver qual é o melhor plano para a sua família e para o seu bolso.

 

 

Links úteis:

 

https://www.gov.br/ans/pt-br

 

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_nacional_saude_2020_2023.pdf