Automação de pagamentos e contas: simplificando o processo.

Automatize seus pagamentos e evite pagar multas por atraso

 

Verdade seja dita, ninguém gosta de pagar contas, não é mesmo? Mas, como temos nossos compromissos e obrigações, por que não deixar tudo planejado e organizado para simplificar o nosso dia a dia?

Quando você automatiza o pagamento de suas contas, ganha em conveniência, economia de tempo e também reduz o estresse financeiro, porque deixa tudo planejado, evita multas por atraso e mantém seu histórico de pagamentos pontuais.

Pagamentos recorrentes

 

Você pode começar pelos seus pagamentos recorrentes, aqueles que você tem todo mês, como água, luz, gás, telefone, internet, tv a cabo, aluguel, mensalidades da escola/academia, hipoteca, cartões de crédito, entre outros.

É muito simples de programar e você pode escolher em pagar via débito em conta na data do vencimento ou via cartão de crédito, se existir essa opção em seu banco.

  • Abra o app do seu banco e procure a sessão de “Pagamentos” ou “Débito automático”.
  • Adicione a conta a ser paga, inserindo, caso necessário, os detalhes da conta, como número do contrato ou código de barras da fatura.
  • Escolha a data de pagamento.
  • Em alguns casos, é preciso entrar em contato com o fornecedor do serviço para confirmar se ele oferece a opção de débito automático e pedir as instruções necessárias para configurar.
  • No caso de pagamento por cartão de crédito, consulte o banco ou a operadora do cartão para se informar sobre como realizar o débito automático.

 

DDA, uma opção inteligente

 

O DDA (Débito Direto Autorizado) é um jeito prático para você organizar seus pagamentos. Ele possibilita consultar e pagar eletronicamente, através de sua conta corrente, poupança ou conta-salário todos os boletos de cobrança registrados no seu CPF ou CNPJ, sejam eles do seu próprio banco ou de qualquer outro. Basta selecionar o seu banco como Pagador Eletrônico e administrar os boletos que são enviados. E mais: você pode agendar os pagamentos para que ocorra o débito automático na sua conta na data prevista. Ou, se preferir, usar os canais eletrônicos para efetuar o pagamento até o vencimento.

 

 

Tenha sempre fundos suficientes

Monitore sua conta bancária, verificando regularmente o saldo para garantir que há fundos suficientes para cobrir os débitos automáticos. Você pode configurar alertas, por SMS ou e-mail, sobre o saldo da conta ou quando um pagamento automático está prestes a ser realizado, gerenciando seus recursos e evitando insuficiência de fundos.

 

Faça uma gestão mais eficiente do seu orçamento

A automatização dos pagamentos irá te auxiliar na gestão de seu orçamento e fluxo de caixa, permitindo que você visualize com clareza seus compromissos financeiros e evite gastos desnecessários quem possam comprometer suas finanças. Lembre-se: sua prioridade é manter seus compromissos em dia. Por isso, qualquer gasto extra tem que ser bem avaliado, para não comprometer seu orçamento.

Verifique sua conta periodicamente

Revise sua conta de tempos em tempos para se certificar de que todos os pagamentos automáticos estão sendo processados corretamente. Verifique se houve alguma alteração nos valores das contas e nas datas de vencimento, para manter seus pagamentos automatizados em dia.

Não se esqueça também de revisar suas finanças pessoais, para ver se atualmente elas cobrem todas as suas despesas, evitando assim que alguma conta deixe de ser paga. Se você mudar de banco ou obter um novo cartão de crédito, lembre-se de atualizar as informações de pagamento automático.

Programar seus pagamentos é mais prático e seguro

Além da conveniência, de facilitar a gestão das finanças pessoais e de evitar atrasos, reduzindo os riscos de esquecer um pagamento e incorrer em multa e juros, os pagamentos automáticos são processados de forma segura pelos bancos e fornecedores de serviços. Assim, você tem mais segurança e privacidade de dados, com suas informações financeiras protegidas, evitando alguns golpes praticados como o do “falso boleto”, garantido a integridade das transações.

Agora, é só automatizar os pagamentos de suas contas e ficar tranquilo durante todo o mês, sabendo que está tudo programado e dentro do seu planejamento financeiro!