Ainda não usou o 13º? Dicas para melhorar suas finanças

Dezembro é um dos meses mais aguardados para quem tem 13º salário. Muito antes de recebê-lo, provavelmente, você já pensou em alguns destinos para esta quantia extra (e tudo bem, sem julgamentos haha). Mas, se devido a mudanças de planos você não o usou (ou não o usou completamente), temos algumas dicas de como fazer este dinheiro “trabalhar” ao seu favor.

 

• Devo não nego, pago quando puder

Se você tem dívidas, o melhor a fazer é: descobrir o valor inicial que você deve, tentar negociá-lo e pagar à vista com desconto com o seu 13º.

 

• Contas do começo do ano

Não dá pra fugir do IPTU, IPVA, matrícula da escola ou faculdade, além do material escolar. Use seu 13º para não se apertar. Na dúvida, você pode se basear pelos valores do ano passado.

 

• Hora de investir?

Se você tem dívidas, geralmente os juros são maiores que os de investimentos, então mesmo que você invista, o seu dinheiro não vai render o suficiente para te ajudar a pagar o que deve. Mas se você não as tem, trace seus planos pro futuro e veja qual o melhor tipo de investimento para realizá-los.

 

• Empreenda para multiplicar

Se você precisa de um retorno mais rápido, que tal usar este dinheiro como investimento para começar a vender algo e lucrar mais?

 

Legal, né? Dá pra começar 2021 tranquilo com as finanças e se programar para continuar se planejando. Faz o teste e depois conta pra gente se deu certo ;)

 

Fonte: Me poupe