O que são carteiras digitais?

Os métodos de pagamento estão mudando. Um estudo da Adyen, mostra que quase 40% das transações locais e mais de 70% das transações globais são feitas via celular, e as carteiras digitais cresceram 65%, no Brasil, na plataforma da fintech, nos primeiros três meses de 2019.

 

Mas o que são, afinal, as carteiras digitais?

São meios de pagamento (na maioria das vezes, em aplicativos) que permitem fazer transações eletrônicas em ambiente digital seguro e criptografado.

 

Elas substituem dinheiro ou cartões de crédito, e para usá-las não é necessário abrir conta em banco. É só adicionar um cartão de crédito ou transferir qualquer quantia para a conta e usar: aproximando o celular ou smartwatch da maquininha, por biometria, QR Code ou via app com apenas um clique, sem a necessidade de senhas ou compartilhamento de dados bancários.

 

As carteiras digitais são muito versáteis, além de compras, é possível fazer transferências entre contas, pagamentos de boletos e aumentar seu saldo sem pagar taxas, na maioria dos casos.

 

E se você é empreendedor, as carteiras digitais são uma ótima vantagem competitiva por trazer facilidade ao seu cliente (ainda mais em tempos de isolamento social) e reduzem a necessidade de capital de giro, já que o recebimento é imediato, aumentando o seu fluxo de caixa.

 

E você, já utiliza alguma carteira digital? O que você achou?

 

Fonte: Terra, Bip Brasil e Estadão