Renda passiva e investimentos alternativos: o que são?

Como ter uma renda passiva e diversificar seu portfólio

 

Todo mundo sempre pergunta: o que é renda passiva? E renda ativa? Afinal, como entender esses dois conceitos da economia? 

 

De forma bastante resumida, renda ativa é a receita obtida com o suor do seu trabalho, ou seja, que você precisa fazer esforço para receber. Já a renda passiva, como o próprio nome sugere, é aquele dinheiro gerado sem que você tenha que trabalhar ou fazer qualquer esforço ou ação para que isso aconteça.

 

O salário que você recebe em troca do seu trabalho é uma renda ativa. Agora, se você ganha na loteria, e aplica o dinheiro na poupança, o rendimento que vai obter com essa aplicação é uma renda passiva.

 

Agora que explicamos um pouco os conceitos, vamos apresentar alguns exemplos mais comuns de obter uma renda passiva, e colocar o dinheiro para trabalhar por você.  Afinal, não dá para contar apenas com a sorte de ganhar na loteria, não é mesmo?

 

 

  • Aluguel

 

Alugar um imóvel, ou qualquer outro bem, é uma das formas mais tradicionais e conhecidas de se gerar renda. Mas, para saber se o negócio realmente compensa, é importante que você avalie o preço de compra do bem e todas as despesas que ele irá gerar (como manutenção, administração, entre outras), e o potencial valor de locação.

 

 

  • Royalties

 

Se você tem talento para música, literatura ou artes plásticas, essa pode ser uma excelente maneira para obter uma renda passiva. Os royalties são pagos pelo uso de franquias, patentes, obras de arte, poesias, músicas e trilhas, roteiros, entre outros. Você cria uma vez, e depois recebe quando outras pessoas utilizarem a sua obra, marca ou projeto.

 

 

  • Investimentos

 

Atualmente o mercado oferece inúmeras opções de investimentos, o que facilita ajustar seus objetivos e expectativas.

 

Para acumular patrimônio de forma estável ao longo da vida, o importante é iniciar as reservas financeiras o mais cedo possível. Então, ao contrário do que muitos pensam, você pode (e deve) começar a investir, mesmo que seja com pouco dinheiro.

 

Existem várias modalidades de investimentos, como, por exemplo, ações e fundos imobiliários que pagam dividendos mensalmente, fundos de private equity, dólar, negociações em criptomoedas, compra de comodities, tesouro direto, previdência privada, e até mesmo a famosa poupança.

 

Alguns investimentos podem ser rentáveis a curto prazo, enquanto outros você precisa manter o dinheiro aplicado por um período mais longo para ter algum retorno.  Então, você vai precisar conhecer e entender as opções para saber quais são mais adequadas considerando sua disponibilidade de recursos e objetivos.

 

O importante é diversificar, “não colocar todos os ovos numa cesta só”, e com uma estratégia financeira sólida buscar sempre investimentos alternativos para compor seu portfólio.

 

 

Links úteis:

https://www.infomoney.com.br/guias/renda-passiva/

https://exame.com/invest/guia/o-que-e-renda-passiva-veja-como-ter-investimentos-que-geram-lucro/

https://einvestidor.estadao.com.br/investimentos/como-ter-renda-passiva-em-dolar/

https://arpozcapital.com.br/2021/09/15/o-que-e-renda-passiva-e-ativa-qual-a-melhor-e-como-obter/

https://www.dicionariofinanceiro.com/royalties/