mulheres no ambiente de trabalho

Desafios e oportunidades para Mulheres no mundo dos negócios

Equilibrando a subida: uma perspectiva sore o caminho profissional das mulheres.

À medida que avançamos para um futuro mais igualitário em números no universo corporativo, seguimos enfrentando desafios para promover a igualdade de gênero dentro destes mesmos espaços. É incontestável que a participação de mulheres em cargos executivos e de alta liderança cresceu, mas este crescimento veio acompanhado de uma lacuna no desenvolvimento prático desta ocupação feminina. A corrida até o pódio do reconhecimento corporativo é desproporcional quando concorrida entre homens e mulheres.

No relatório “Esgotadas”, divulgado pela Think Olga, mais de mil mulheres foram entrevistadas e 45% das participantes afirmaram sofrer de algum diagnóstico com prevalência de depressão e ansiedade. Já aquelas mulheres que não possuem nenhum transtorno, compartilham sentimentos de grande insatisfação nas mais diversas áreas da vida (a vida financeira é o assunto mais disparado entre as áreas). Este é um retrato de como ser mulher influencia nas relações sociais, atribuindo uma perspectiva de gênero — e todas as nuances e interseccionalidades como raça, classe, etc — a participação feminina no mundo dos negócios.

Para cada 100 homens promovidos a cargos de gerência, apenas 87 mulheres foram promovidas.
"Para cada 100 homens promovidos a cargos de gerência, apenas 87 mulheres foram promovidas."

Os desafios de empreender para uma mulher são muitos: baixa remuneração, falta de reconhecimento, jornadas de trabalho excessivas e ausência de planos de carreira são alguns dos obstáculos. Somando isso a oportunidades educacionais e de emprego limitadas e mais responsabilidades de cuidado, temos um cenário complexo para mulheres.

Promover uma cultura inclusiva e empoderadora é fundamental para o avanço das mulheres nos negócios, emergindo oportunidades de negócios sustentáveis, humanos e reais. Ao reconhecer cada uma destas barreiras, é possível criar ambientes corporativos verdadeiramente inclusivos. Afinal, apoiar o empreendedorismo feminino é construir um mundo onde todas as mulheres tenham a chance de alcançar seu pleno potencial no mundo dos negócios, contribuindo para moldar um futuro onde o sucesso é definido pelo compromisso, trabalho árduo e determinação, independentemente do gênero.

E, se as mudanças começam pela gente, reconheça e admire uma mulher empreendedora.

Pergunte a si mesmo: quantas mulheres empreendedoras eu realmente apoio e admiro? E faça valer o compromisso e dedicação desta profissional e de seu negócio.

 

 

#MulheresNosNegócios #LiderançaCorporativa #EmpreendedorismoFeminino #HabilidadesDeNegociação #InclusãoEmpresarial #ComércioLocal