Revisão Financeira de Fim de Ano: Avaliando Seu Progresso Financeiro e Metas
Aproveite o final do ano para avaliar e organizar suas finanças
A gente mal percebe, e quando se dá conta, o final do ano chegou. E com ele chega o período de férias escolares e festas de confraternizações, que traz muitos gastos extras.
Logo em seguida, vem também as despesas de início de ano, e antes mesmo de você conseguir terminar a sua lista de metas e objetivos para o novo ano, as contas como IPTU, IPVA, matrícula, material escolar, já estão batendo à sua porta.
Daí a importância de dedicar um pouco do seu tempo e energia para fazer um planejamento financeiro, e assim ter uma vida mais equilibrada ao longo do ano.
Trouxemos algumas dicas para ajudar você com esse planejamento.
Elimine suas dívidas
Sabemos que nem sempre isso é possível, mas, vale a pena usar o 13° salário para pagar dívidas que você assumiu nos últimos tempos. Claro que essa não é uma tarefa fácil, porque depois de um ano inteiro de muito trabalho, o que todo mundo quer é aproveitar esse dinheiro para descansar e se divertir. Mas, se você não começar de alguma forma, vai ficar cada vez mais difícil eliminar as dívidas e organizar as finanças. Então, pense que você estará renunciando de algo agora que poderá te trazer muitos benefícios no futuro.
E para aqueles que não dispõem de 13° salário, a alternativa é falar com os credores e buscar uma negociação que você possa cumprir. Faça as contas e veja o quanto você realmente poderá pagar, porque, do contrário, se assumir um valor acima das suas possibilidades financeiras, você estará apenas trocando uma dívida pela outra, e essa nova dívida pode ficar ainda mais alta do que a anterior.
Tenha controle de suas finanças
Aqui o primeiro passo é anotar todas as contas e rendimentos do mês. Verifique todo o dinheiro que entra, como salário e rendimentos de aluguéis, por exemplo, e tudo que é necessário pagar, como água, luz, telefone, impostos, despesa com alimentação e as dívidas parceladas, seja no cartão ou empréstimo.
Pode parecer uma coisa simples e pouco eficiente, mas colocar tudo no papel (ou numa planilha de Excel) ajuda a ter uma visão bem detalhada de como andam as finanças, onde seu dinheiro, de fato, está sendo usado, e quais gastos você poderia tentar reduzir, ou até mesmo eliminar.
Faça uma reserva
Após organizar suas finanças, algumas ações podem ser feitas para manter as contas no azul.
É importante ter uma reserva para imprevistos, caso ocorra a necessidade de uma compra urgente, por exemplo. A recomendação é que entre 10% e 20% do que sobra do orçamento seja reservado para esse tipo de situação.
O seu 13º também pode ser um aliado para essa reserva.
Evite compras por impulso
Para colocar suas finanças em dia, é importante que você não faça novas dívidas. Então, novos gastos devem ficar restritos à necessidades extremas, como o caso de quebrar o carro ou queimar a geladeira, por exemplo.
Caso queira comprar algum bem supérfluo, o ideal é que você junte dinheiro para pagar à vista. Além de conseguir melhores preços e negociar maiores descontos, você terá que se programar com antecedência para fazer essa compra, diminuindo as chances de fazê-la por impulso.
Defina metas
Afirmar uma meta de maneira enfática como “eu não vou ficar no vermelho” dá muito mais ânimo do que apenas expressar um desejo, como “eu não gostaria de ficar no vermelho”. E para reforçar ainda mais, coloque números em suas metas: “vou poupar R$ 5.000 para viajar”, “vou investir R$ 10.000”, “vou trocar de carro” ou “não terei dívidas no cartão de crédito”, são frases que tornam o objetivo mais palpável, e seu compromisso também. Se possível, vá além e estabeleça datas para cumprir cada um deles.
E nada para deixar as metas para amanhã, comece agora. Para manter o comprometimento, é melhor começar já em janeiro e determinar as datas, ao longo do ano, em que você pretende cumprir todos esses objetivos.
Invista em sua educação financeira
Estude para conhecer os diferentes tipos de investimentos, prazos e taxas, e saiba escolher a aplicação mais adequada ao seu perfil.
Hoje em dia existem diversas plataformas que oferecem cursos on-line com conteúdo específico de educação financeira. E mesmo que você ainda não tenha orçamento sobrando, conhecer as possibilidades do mercado já é um excelente começo para adentrar esse universo.
Links úteis:
https://www.idinheiro.com.br/financaspessoais/como-se-preparar-despesas-de-fim-de-ano/
https://www.unibrad.com.br/Uploads/Cursos/92/FinancasPessoais/Modulo07_Planejamento/index.html
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/veja-como-organizar-a-vida-financeira-neste-inicio-de-ano/