Reformando a casa: por onde começar?

Quando pensamos em reforma, o que vem à cabeça é complicação, sujeira, desorganização. Mas se você planejar, o processo não precisa ser assim. É normal um ajuste puxar outro, mas com algumas dicas você pode ter o menor número de surpresas possível durante a melhora da sua residência.

 

Seja um imóvel que você acabou de comprar ou a sua casa atual: além de consertos, dar um toque pessoal para o seu lar é importante. O primeiro passo é listar tudo o que você pretende mudar, sem esquecer nenhum detalhe. Depois, coloque no papel todo o dinheiro que você tem disponível, ou seja: salário, FGTS, 13° salário, reservas… sem esquecer das despesas corriqueiras, é claro. O importante é considerar todo o valor que poderá ser destinado à reforma.

Feito isso, comece a pesquisar mão-de-obra. O ideal é procurar pelo menos três profissionais diferentes para as tarefas e mostrar a eles o que você pretende fazer na sua casa. Prefira combinar o valor por serviço entregue, e não por dia trabalhado. Quando você escolher a pessoa que fará o trabalho, é hora de pensar no material.

 

Consulte o profissional escolhido para saber de tudo que você precisará comprar e comece a pesquisar os custos. É importante achar um bom preço, mas lembre-se que, nesse aspecto, o muito barato sai caro. A reforma é um passo importante e você não terá que repeti-la tão cedo, por isso vale a pena investir. Por exemplo, um azulejo de boa qualidade garante que você não terá que trocá-lo tão cedo, o que é interessante para o seu bolso.

 

Ao ter planejado tudo isso com segurança, é hora de pensar nas condições de pagamento. Veja o que é melhor para você: às vezes, dividir em muitas parcelas parece bom, mas além dos juros, há lojas que dão ótimos descontos quando o produto é parcelado em menos vezes.

Durante a reforma, você deve controlar a ansiedade e ter paciência. Obviamente, você quer ver a sua casa pronta logo, mas é importante ir com calma, ou você pode não conseguir concluir tudo no tempo que gostaria, o que deixará o seu espaço uma bagunça. Faça um ambiente por vez, assim fica mais fácil de você não se atrapalhar!