Você já parou para reparar nos funcionários da sua empresa? Ela é tão diversificada quanto o mundo lá fora? Se a resposta for não, sua empresa pode estar cometendo um erro. É muito importante que a equipe seja formada por pessoas de diferentes gêneros, etnias, religiões, condições físicas, formações, orientação sexual, idades, vivências e visões.
Além de dar oportunidade para mais pessoas conseguirem um emprego, você sabia que sua empresa também ganha muito com a diversificação no ambiente de trabalho?
Além disso, você promove mais liberdade, de modo que os funcionários se sintam em um ambiente seguro para expressar opiniões, sugerir ideias, trazer conhecimentos e interagir entre as áreas – o que vai aumentar muito a produtividade.
Atualmente, apenas 2% dos empregados das empresas brasileiras são pessoas com deficiência (PCD), embora quase 24% da população tenha algum tipo de deficiência. Além disso, apenas 13% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres.
Apesar de muitas empresas promoverem a diversidade, contratando todos os tipos de pessoas, muitas delas não dão oportunidade para o crescimento de pessoas que não se encaixam nos padrões culturais de performance.
Dar oportunidade para que a diversidade esteja em todos os níveis de cargos da sua empresa também é muito importante.
Quando um empregado com potencial vê um similar em um cargo alto, ele terá mais empenho em chegar algum dia naquela posição ou em uma ainda mais alta.
E talento não vem com etiqueta: qualquer um pode nascer ou evoluir a ponto de trazer ótimos resultados e até revolucionar o mercado de trabalho.
Portanto, crie oportunidades para que mais pessoas tenham a chance de propor melhorias; gere bate-papos sobre o assunto e sobre diversidade; eduque seus líderes sobre a importância dela; promova projetos de inclusão e promoção de pessoas que provavelmente não estariam em cargos altos.
Dê uma chance para a diversidade e se surpreenda com os resultados – tanto financeiros quanto sociais – que aparecerão na sua empresa.