Você sabe o que é minimalismo?

Se te perguntassem o que é minimalismo, o que você responderia? É se desfazer de coisas que você possui? É comprar menos? Bom, a resposta, na verdade, vai por outro lado: minimalismo tem a ver com a importância que você dá às coisas.

Isso porque tudo o que compramos tem preço, seja sentimental, social, etc. Nesse sentido, quando você adquire um produto, pode estar compensando algo, se mostrando de alguma forma à sociedade, realizando um sonho e até mesmo relembrando o passado. Você sabe quanto vale a sua última compra e o que realmente te motivou a realizá-la?

Se a sua resposta foi “não” e quer começar a aplicar o minimalismo na sua vida, o primeiro passo é estabelecer o propósito e o valor das coisas que você tem e que irá adquirir. Assim, é possível reduzir o consumo por tabela, pois automaticamente viverá do que realmente importa segundo suas próprias definições. Um bom exemplo é quem preza por cozinhar a própria comida e resolve levar marmitas para o trabalho.

Além disso, o minimalismo acaba atingindo o mundo, porque repensando seus hábitos de consumo você reduzirá o lixo (já que não comprará coisas que não estão de acordo com seus valores), terá mais tempo (afinal, aquilo que não está na sua lista de prioridades não desviará sua atenção) e mais dinheiro.

 

E aí, o que realmente importa para você?

 

Fonte: Notícias Bol / A Rica Simplicidade.