Negócios Temporários de Fim de Ano: Oportunidades para Lucrar Durante as Festas
Faça uma renda extra com as comemorações de final de ano.
Se você está pensando em aproveitar o final de ano para incrementar suas receitas, saiba que nesta época existem muitas oportunidades de fazer uma renda extra.
Mesmo já tendo trabalho, criar uma fonte de renda alternativa é uma ótima dica para ganhar um a mais. Se estiver desempregado, o aumento de consumo nessas datas pode gerar oportunidades para você utilizar suas habilidades empreendedoras e encontrar soluções para faturar alguma quantia e passar o fim de ano mais tranquilo.
Tem várias coisas que se pode fazer e que dão um retorno rápido e ajudam a cobrir aqueles gastos, como a ceia de Natal, presentes, roupa nova para o réveillon, enfeites de Natal, amigo secreto etc.
Abaixo listamos algumas opções que podem ser ótimas oportunidades de negócios para esse período:
Vendas no comércio
O Natal sempre representa uma oportunidade para quem busca um trabalho temporário no comércio. Para buscar uma vaga, acesse sites de emprego, avise seus amigos nas redes sociais ou entregue seu currículo impresso nos shoppings ou lojas de rua.
Artesanato
Se você tem talentos e habilidades artísticas, poderá criar presentes, decorações e brindes de fim de ano e oferecer para pessoas e empresas que queiram presentar. As famosas “festas da firma” sempre distribuem brindes personalizados, como canecas, camisetas etc. aos seus colaboradores.
Vagas temporárias
Os estabelecimentos costumam ter bastante demanda durante o período de festas e precisam de reforço de mão de obra, não só em restaurantes e buffets, mas também em hotéis e pousadas, como serviços de montagem de eventos, camareiras, garçom, recepção, DJ, apoio na decoração e outras atividades próprias desse mercado.
Papai Noel e seus ajudantes
Quem gosta de crianças pode se candidatar a Papai Noel ou seus ajudantes mágicos. Procure vagas disponíveis em shoppings, lojas, empresas, praças e outros locais para tentar a vaga.
Preparação da ceia
Nem todo mundo que faz festas de fim de ano em casa tem talentos culinários. Se você cozinha bem, ofereça ceias ou sobremesas natalinas por encomenda.
Fotografia
Registrar momentos especiais como estes está sempre na mente das pessoas, portanto trabalhar com fotografia e produzir lembrancinhas com fotos pode ser uma ótima opção de renda extra.
Cuidados pessoais
Com as festas, as pessoas querem ficar mais bonitas e bem arrumadas, e para isso precisam de cabeleireiros, manicures, depiladores, barbeiros, maquiadores e outros profissionais do segmento de beleza. Ótima oportunidade para quem tem o dom de melhorar a aparência das pessoas.
Cuidar de pets
Se você gosta de bichinhos de estimação, cuidar de cães e gatos de pessoas que vão viajar pode ser uma boa fonte de renda. Lembre-se que dar comida é só uma parte do trabalho, que envolve carinho, dedicação e muita disciplina.
Motorista
Se você tem boa apresentação, possui carro em bom estado e conhece bem sua região, pode fazer dinheiro extra como motorista contratado de hotéis e pousadas, transportando turistas para aeroportos, passeios e atrações locais. Pode também ser motorista de aplicativos, como Uber.
Aluguel de espaço
No caso de ter um bom espaço para locação, pode ser uma boa oportunidade de ganhar um extra nesse final de ano. Se a sua casa tem piscina e churrasqueira, por exemplo, com certeza vai chamar atenção para o churrasco de fim de ano de muita empresa ou família.
Como você pode ver, tem muitas opções para fazer uma renda extra nesse final de ano, mas é importante ficar atento aos aspectos legais e contábeis para esses empreendimentos temporários, como licenças necessárias, impostos e registro de vendas.
Se informe também sobre os direitos de quem presta serviços temporários. O contrato de trabalho temporário, por exemplo, precisa ter data de início e de término e não pode ultrapassar 180 dias, ou cerca de 6 meses, podendo ser prorrogado por mais 90 dias. Além disso, o trabalhador temporário tem direitos garantidos por lei, como remuneração equivalente aos empregados fixos com a mesma função, jornada de 8 horas por dia com no máximo 2 horas extras, ou indenização por demissão sem justa causa antes do fim do contrato.
Seja como empreendedor ou como prestador de serviço temporário, o importante é você primar pela excelência e fazer uma entrega que surpreenda e encante seu cliente, para que ele tenha uma experiência positiva com o produto ou serviço que você está oferecendo. Assim, você pode criar laços que vão além desse período de final de ano e conseguir clientes fiéis por muito mais tempo.
Agora é traçar uma boa estratégia, escolher a opção que melhor se encaixa ao seu perfil e fazer uma renda extra para fechar bem o ano.
Links úteis:
https://meubolsoemdia.com.br/Materias/aproveite-final-do-ano-ganhar-dinheiro