Evite os “vilões” e economize na conta de energia elétrica

A sua conta de luz anda pesando no bolso? O manual de boas práticas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostra os aparelhos domésticos que são responsáveis pelas altas cifras mensais. Confira e mude hábitos para reduzir a fatura mensal.

  1. Ar-condicionado

Consome até 10 vezes mais energia que o ventilador. Portanto, recomenda-se o uso apenas quando o calor for realmente insuportável e o ventilador não der conta. Para quem não consegue abrir mão, a recomendação é limpar com frequência os filtros, pois a sujeira força o aparelho a trabalhar mais.

  1. Chuveiro

“Sai do banho, filho!”. Ouça a voz da razão e reduza o tempo no banho. O ideal são até 10 minutos. Além disso, sempre que possível, deixe-o na posição verão, que reduz o consumo de energia em até 30%.

  1. Aparelhos em stand-by

Desligue aparelhos como TV e microondas da tomada após o uso. Deixados na tomada, eles consomem mais energia do que imaginamos!

  1. Luminárias

Aparentemente inofensivas para a conta de luz, as luminárias podem consumir a mesma energia que algumas lâmpadas de teto. Por isso, evite abajures ligados a noite toda.

  1. Cafeteira

Depois de preparar o café, transfira a bebida para uma garrafa térmica. Não deixe o aparelho ligado para o aquecimento.

  1. Microondas

Prefira o bom e velho fogão sempre que possível para aquecer comidas e bebidas. O microondas pode consumir mais energia elétrica do que o ferro de passar! Use apenas quando realmente necessário e lembre-se de desconectar da tomada após o término.

  1. Cooktop

O modelo de fogão consome mais energia que uma geladeira de duas portas frost-free. Prefira os fogões a gás!

 

Lembre-se: além de contribuir com o seu orçamento, reduzir o consumo da energia elétrica também faz bem para o Meio Ambiente.

 

Fonte: Revista Casa e Jardim