Se você está por dentro do que acontece no universo digital, com certeza já ouviu falar numa ferramenta de inteligência artificial chamada Chat GPT.
A ferramenta vem causando polêmicas, pois, apesar de se mostrar prática e útil para resolver muitas tarefas, alguns apontam o recurso como um vilão, capaz de substituir o trabalho de profissionais de diversas áreas.
De que lado você está? É a favor ou contra o uso do Chat GPT? Antes de responder, vamos conhecer um pouco mais sobre a sua criação e recursos.
Entendendo de uma vez a origem e o que é o Chat GPT
Chat GPT é uma abreviação para “Generative Pre-Trained Transformer”, que, em tradução livre, quer dizer ‘’Transformador Pré-Treinado Generativo’’, ou seja, uma ferramenta que é pré-treinada para gerar diversos tipos de informações, textos e códigos complexos, atuando como um assistente virtual ainda mais potente do que a Alexa, a famosa assistente virtual da Amazon, ou o Google Assistant.
A empresa responsável pela criação da ferramenta é a OpenAI, que inicialmente era uma empresa de tecnologia sem fins lucrativos. Os fundadores – que incluem até Elon Musk, famoso por comprar recentemente o Twitter – pretendiam criar uma organização focada no desenvolvimento da inteligência artificial para beneficiar a humanidade como um todo.
A OpenAI lançou uma versão de demonstração do ChatGPT no fim de novembro de 2022 e ele rapidamente viralizou nas redes sociais. Em 5 dias, mais de 1 milhão de usuários já haviam se registrado.
Serve pra quê?
O programa é o que chamamos de chatbot, um robô que pode responder perguntas de níveis variados e realizar atividades simulando o comportamento humano. Ele “aprende” uma língua e o jeito de falar após visualizar uma série de exemplos de textos.
É possível perguntar sobre qualquer assunto, gerar textos, resolver problemas matemáticos, treinar a escrita, criar cronogramas e pedir para que a plataforma te ensine a realizar algumas tarefas – a lista é ilimitada.
O ChatGPT pode acabar com algumas profissões?
O surgimento de uma plataforma com tantas possibilidades está gerando preocupações em relação ao impacto no mercado de trabalho.
O economista José Pastore, professor da FEA-USP, em entrevista para o Estadão, classificou essa como a pergunta de um trilhão de dólares, mas pondera que, apesar de ser assustador, o saldo será positivo para a geração de novos empregos a longo prazo, ou seja: é possível que algumas profissões percam espaço, mas, ao mesmo tempo, outras surgirão.
O avanço da Inteligência Artificial é inevitável e ainda não é possível saber como as diversas profissões se entrosarão com a ferramenta.
É fato que ela chega para somar, pois pode otimizar seu tempo e ajudar na realização de diversas tarefas. Mas é sempre importante lembrar que o ChatGPT é estimulado pela interação humana, ou seja, ainda continua sendo uma máquina que trabalha com dados, não tem compreensão da realidade e não pode garantir 100% de confiabilidade.
A dica é aproveitar as possibilidades da ferramenta e torná-la uma ‘’ajudante’’, mas nunca deixar que ela assuma totalmente o controle, enquanto observamos as movimentações do mercado.
Como usar?
Ficou com vontade de testar a capacidade dela para tirar suas próprias conclusões? Acessar o ChatGPT é muito fácil e vamos te ajudar: