6 dicas para organizar as finanças

Mesmo em 2022, falar de dinheiro ainda é tabu. E isso acarreta consequências para quem nunca aprendeu a se planejar financeiramente. E mesmo que o seu salário ainda não seja o ideal, muitas vezes a má gestão é a verdadeira culpada pela falta de dinheiro no fim do mês.

 

Por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a gerenciar melhor seus custos e ter uma relação mais amigável com seu dinheiro. Se interessou? Então vem!

 

DICA 1: antecedência é TU-DO!

 

Se você está mirando nas conquistas para o meio do ano, é melhor começar agora. Afinal, não há tempo a perder, quanto antes você começa a se planejar, mais rápido alcança seus sonhos.

 

DICA 2: seja realista com seu momento financeiro

 

Pegue um papel (mas também pode ser um excel ou um app) e coloque na ponta do lápis os seus custos mensais (moradia, educação, alimentação, transporte, cartão… tudo!). Depois, subtraia do valor líquido que você ganha (sem considerar os impostos) e entenda se o seu saldo mensal é positivo no fim do mês.

 

DICA 3: defina seus objetivos e crie metas

 

O que você quer alcançar e em quanto tempo? Uma sugestão é definir uma meta maior a longo prazo e pequenas outras metas de curto ou médio prazo.

Quer um exemplo? Se o seu sonho é comprar uma casa em 10 anos (longo prazo), você precisa ter pequenas metas com prazos realistas para te ajudar a alcançá-la, como:

  • Todo mês (sem falta) guardar 20% do salário
  • Economizar metade do 13º ou comissões
  • Investir uma parte do que guardou em aplicações ou rendimentos superiores a 5% ao ano (valor de rendimento da poupança).

 

DICA 4: identifique gastos desnecessários

 

 Agora que você sabe para onde seu dinheiro está indo, é possível categorizar o que realmente é necessário e fazer cortes de gastos supérfluos. Mesmo que a princípio pareçam inegociáveis, muitas vezes, eles apenas satisfazem alguma emoção, nostalgia, capricho ou padrão de vida.

Uma boa dica é revisar o ano que passou e entender o que pode mudar, incluindo seus hábitos de consumo.

 

DICA 5: tenha uma reserva de emergência

 

Ter um dinheiro guardado para imprevistos ou uma mudança profissional, oferece tranquilidade para o seu dia a dia e reduz os impactos no seu planejamento. E se você ainda não tem essa reserva, pode colocá-la como sua primeira meta, lá na dica 3.

 

DICA 6: guarde dinheiro todo mês

 

Não importa quanto, se você vai investir ou deixar na poupança… O importante é começar. Guardar dinheiro pode ser um desafio, mas é a chave para sua prosperidade financeira. Se no início for difícil, comece com 5%, 1% do seu salário. Caso não seja possível, uma solução é buscar uma renda extra e fazer os planos caminharem.

 

Gostou das dicas ou se interessou por uma renda extra? Confira nosso post sobre ganhar dinheiro com lives e comece agora mesmo.

 

Fonte: Mobills e Sanar Saúde