Definir o preço do seu produto de forma correta pode salvar uma empresa. Assim como o contrário, pode causar um estrago gigantesco no caixa. Uma tarefa tão importante assim, não precisa ser difícil, mas deve ser feita com calma e planejamento.
Por isso, hoje trouxemos algumas dicas que podem ajudar a fechar a conta (e abrir negócios):
CUSTO DE PRODUÇÃO
É o valor investido para confeccionar o seu produto. Além dos materiais, é importante que sejam considerados pequenos “detalhes” como: tempo, mão de obra, luz, água, gás ou até mesmo o espaço utilizado para isso. Tudo precisa ser somado.
VALOR DE VENDA
É o valor cobrado aos seus clientes. Ele precisa te trazer retorno financeiro (lucro).
SOMANDO TUDO
Para entender melhor, vamos exemplificar: se você vende doces, o cálculo precisa conter:
Material para fazer o doce: R$ 10
Mão de obra: R$ 5
Impostos e despesas fixas: R$ 10
Somando tudo: R$ 10 + R$ 5 + R$ 10. Ou seja, o valor de custo do doce é de R$ 25.
Para calcular o valor de venda é necessário decidir o percentual de lucro. E então acrescentar ao valor de custo.
E COM SERVIÇOS?
Neste caso, os principais valores são o tempo investido, o conhecimento do profissional e despesas de: local, internet (em casos de serviços on-line), deslocamento, etc.
BENCHMARKING
Você já deve ter ouvido falar em benchmarking – uma análise minuciosa da concorrência – para descobrir os diferenciais do seu produto em relação aos outros do mesmo segmento. Além disso, é muito importante estar de olho nos preços praticados. Isso ajuda a entender se apenas um produto é o suficiente para manter a empresa girando e, se ele está atraente/competitivo em relação aos demais.
Existem outras técnicas semelhantes para fazer este cálculo. O mais importante é por tudo na ponta do lápis (ou da planilha) com calma e garantir o melhor para o seu empreendimento.
Fonte: Contabilizei, Conube e Controle Financeiro.