Open banking = banco aberto. Aberto para todas as opções disponíveis para o consumidor.
Ele simplifica os processos e ajuda para que o consumidor tenha liberdade de escolher onde quer levar suas informações financeiras e recursos.
Como isso é bom para você?
Se o cliente tem um bom relacionamento em um banco, no sistema antigo, os outros bancos não saberiam disso. Logo, o cliente pode não receber as melhores ofertas de outras instituições.
Agora, com o Open Banking, a ideia é promover a competitividade entre as instituições que vão oferecer as melhores condições a fim de atrair clientes.
Veja outras vantagens:
Mas é seguro?
Sim. Os dados são compartilhados apenas com a autorização do cliente e, a cada 12 meses, é necessário um novo aceite. As informações são: nome, CPF, dados financeiros, endereço, informações de renda e serviços usados.
Com o Open Banking, além do fim do monopólio da informação, o cliente terá mais liberdade para investir em novos ativos e aproveitar o que há de melhor em qualquer instituição financeira.
O jogo virou. E agora é com você.
Você escolhe se quer abrir ou não a hora que quiser. E aí, animou?
Fonte: Infomoney e Techtudo