O que é cashback e como implementá-lo no seu negócio?

Cashback ou, na tradução literal, “dinheiro de volta” é um jeito de fazer compras que garante o retorno de parte do valor gasto pelo cliente. E quando o assunto é receber uma recompensa por realizar uma compra, os brasileiros não ficam pra trás. Nos últimos seis meses, 42% dos consumidores móveis escolheram o cashback como a funcionalidade favorita dos aplicativos de compras.

Isso é um aumento de 12 pontos percentuais, em apenas seis meses, o que torna o cashback uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas para atrair e fidelizar clientes.

Os dados fazem parte da nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil.

Tá bom! Mas quais são os benefícios do cashback para o meu negócio?

Essa é fácil:

+ Base de Clientes

Você pode aumentar sua base oferecendo cashback para clientes que indicarem amigos.

+ Visibilidade pro seu negócio

Você pode divulgar o cashback como um benefício especial, agregando mais valor ao seu negócio.

+ Fidelização e Vendas

Clientes enxergam o cashback como uma recompensa e tendem a gastar mais por saberem que também estão ganhando com aquela compra.

+ Conhecimento sobre o Cliente

Para aproveitar o benefício do cashback, é preciso realizar o cadastro no programa de fidelidade. Com esses dados, você consegue identificar o comportamento de consumo, interesses e necessidades de seus clientes, podendo reverter tudo isso em estratégia de vendas.



Como o valor volta para o cliente?

O cliente recebe pontos que valem créditos e devem ser usados para consumir no seu estabelecimento. Existem algumas maneiras de aplicar o cashback:

 

  • Cashback único para a compra – Ex: 4% do valor total da compra;
  • Cashback diferente em cada produto – Ex: 5% de cashback no produto A e 10% no produto B;
  • Cashback padrão para todos os produtos Ex: qualquer item com 3% de cashback);
  • Cashback fixo – Ex: ganhe R$ 30 reais a cada R$ 100 reais em compras.

 



Conheça as principais ferramentas de cashback do mercado e como aderir a cada uma delas:



1 – Livelo

Faz parceria com lojas físicas e on-line e divulga o cashback oferecido/ação do parceiro para toda sua base de clientes: fazendo com que mais pessoas conheçam a marca e alavancando vendas.

2- MyCashBack

Aceita pequenos e-commerces, desde que inscritos em algum programa de afiliados. Se preferir, o empreendedor também pode se filiar diretamente com a MyCashBack. Não há taxa de adesão ou mensalidade para ser um parceiro.

3- Méliuz

Aceita o cadastro de qualquer e-commerce, que paga taxas proporcionais ao seu porte e faturamento.

4- Ame Digital

Faz parceria com lojas físicas e on-line de variados portes, sem cobrar taxa de adesão, nem mensalidade. Esta é uma ferramenta para pagamento via QR Code, que permite ao empreendedor vender usando somente seu celular.

5- BeBlue

Apesar de aceitar pequenos empreendedores, a plataforma indica que o empreendedor tenha um mínimo de R$ 20 mil de faturamento, ao mês, no cartão para uma melhor resposta do negócio.

6- Cashback World
Um aplicativo que é voltado, exclusivamente, para o sistema de cashback. Após baixar e se cadastrar no app com os dados necessários, o cliente recebe 5% de retorno do valor gasto em qualquer compra feita nas lojas parceira.


E aí! Já pensou em deixar o seu negócio ainda mais competitivo?

FONTE: EXTRA/GLOBO.COM / CONTABILIZEI / TERRA