Você também conhece a história de algum jovem que inovou com um produto, gerou muitos empregos e enriqueceu em pouco tempo? Pois é, a imagem do empreendedor é muito divulgada, mas existem vários mitos que a compõe.

Para começar, não é verdade que apenas empreendedores com ideias revolucionárias têm sucesso. É muito melhor que a sua ideia te anime, te levando a entender todas as nuances daquele negócio e que podem fazer a diferença na relação com os consumidores. Tem também quem acredite que, sendo um empreendedor, não terá que prestar contas a um chefe. Não é bem assim, afinal, dependendo do seu negócio, você terá que manter informados os sócios, os clientes, os fornecedores, os empregados, etc.

Ok, mas empreendedor tem vida tranquila e flexível… Não necessariamente. Ter seu próprio negócio pode exigir que você trabalhe até sete dias por semana e, claro, a carga horária não pode ser algo que te motive a empreender.

Outra questão que vive no imaginário das pessoas se refere à idade. Muitos acreditam que é necessário ser jovem para empreender, mas estudiosos dizem que a maturidade é um ponto positivo.

E não podemos esquecer do maior mito: é preciso ter altos recursos financeiros para começar um negócio. Dinheiro não pode ser uma desculpa, afinal, empreender também envolve ser criativo na busca de soluções mais econômicas.

Fontes: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios/ Lounge Empreendedor/ Exame